top of page

Precisamos falar dos banimentos...

Faaaaaaaala, Galera!!! Tudo beleza?

É com muito prazer que venho novamente bater um papo com vocês sobre esse incrível card game chamado: Battle Scenes!



Mas hoje, ao invés de falarmos sobre um deck especificamente, vamos tratar de um assunto que influencia diretamente na hora de montar aquela estratégia marota pra derrotar seus oponentes. Hoje falaremos um pouco sobre os banimentos. Mas a intenção não é falar sobre os cards banidos e o porquê de serem tirados do jogo, mas sim pensar na intenção dos desenvolvedores e o que eles idealizam pro jogo, bem como possíveis cards que podem ser banidos no futuro. Bora lá?


POR UM JOGO MAIS EQUILIBRADO E DIVERSIFICADO!


Quem joga BS há bastante tempo certamente notou que a COPAG, desde a coleção ASCENÇÃO E QUEDA, pra cá, adotou uma nova maneira de lançar personagens. Os caras demonstraram uma preocupação nítida em proporcionar uma gama de opções diversificadas para os jogadores, trazendo novas filiações que prometem estratégias fortes, bem como personagens que, sozinhos, também fazem a diferença e acrescentam ao metagame.


Entretanto, mesmo depois das novas possibilidades proporcionadas por AQ, vimos claramente no Royal de 2016, que a maioria dos jogadores preferiram uma opção mais “segura” de deck, leia-se Illuminati e Ultrons, além de ToolBox. Mas tal escolha não era à toa! Existiam cards que as justificavam, além de estratégias mais consolidadas e conhecidas pelos jogadores. Se pensarmos na importância do Royal, não era uma escolha tão difícil assim, não é?!


Porém, os banimentos eliminaram algumas das apelações mais frequentes no torneio, além do deck de “filiação” mais forte do jogo (na minha opinião). Todo mundo sabe que os Ultrons eram desproporcionais, tutoravam deck pelo menos 3x por turno e junto com alguns dos cards que mais geravam compras no jogo eram imbatíveis na mão de um grande piloto. O engraçado é que ninguém mais falava deles, a maioria dos jogadores cogitavam os fortes Iluminatis como favoritos ao título. Mas o Matheus Varela mostrou que a Era de Ultron estava apenas adormecida e que os robozões do mal jamais tinham perdido sua força. Na minha opinião como jogador e pensando no equilíbrio do jogo, foram banimentos mais que necessários, deixando a força dos decks mais parecida.


Nem é necessário dizer que cards como Suborno e Cubo Cósmico trariam possibilidades altamente maléficas pro jogo, na mão dos Predadores! Eu quase mandei um email de agradecimento pra COPAG, depois da postagem da nova ban list...sério! hahaha


Para vocês terem uma ideia, participei recentemente de um torneio Online e já presenciei decks com estratégias diferentes! Claro que tinha o bom e velho Iluminati, mas deparei-me com decks que eu jamais havia pensado ou visto no meta! (Nem preciso dizer que o Cavaleiro da Lua estava em todos eles...


MAS, E OS ILUMINATIS?!?!?!


Então...ficou claro que, embora a COPAG não deseje eliminar os Ultrons das cenas de batalha, ela baniu praticamente todos os cards que deixavam o deck apelão. Ela deixou os robozões no nível de decks encontrados por aí, mas acho que muitos sentiram a vontade de perguntar: E os Iluminatis, COPAG?!?!?!

Eu achei que eles trariam a resposta pra essa pergunta ao lançar o Dr. Estranho V4. Eu esperava um personagem Defensor / Iluminati que fosse causar o fim do tão temido e odiado (ou amado, dependendo de qual lado da mesa você está!) Dr. Estranho v2! Por que é esse cara quem torna os Iluminatis praticamente imbatíveis! Zerar todo o dano que recebe FORA DA ETAPA DE ATAQUE é algo desproporcional que somente o “Poderoso da Marvel” pode fazer. E ele ainda estende isso para os companheiros de filiação!


Não me entendam mal! Eu adoro os meus três Estranhos v2 que tenho na pasta, são cards lindos que eu adquiri com muito gosto e adoro usar no adversário, sempre que tenho oportunidade. Maaaas, se pensarmos num cenário competitivo, se pensarmos no equilíbrio do jogo, então é um card que mais atrapalha do que ajuda. E eu aposto como metade dos jogadores que usam deck de Iluminati passariam a pensar em outros decks, caso esse camarada fosse banido.


Mas, Rafa, você não gosta de Iluminatis?!?! Peeeelo contrário... adoro!!! Mas o que eu acho prejudicial para o jogo é ver tantos decks iguais, porque a filiação proporciona uma defesa absurda e há poucas coisas efetivamente eficientes para combatê-las! Isso por que eu nem mencionei o Pantera Negra v2, mas esse cara eu não acho que atrapalhe...Meu respeito eterno pelo Rei T´chala!


CANDIDATOS AO PRÓXIMO BANIMENTO

Além do já citado Dr. Estranho v2, eu chutaria que o próximo card a ser banido do jogo será PLANOS DE INFILTRAÇÃO. Eu digo isso por que atualmente existem muitos personagens fortíssimos que possuem o poder LÂMINAS: Cavaleiro da Lua v2, Motoqueiro Fantasma (Kenshiro), Gata Negra, etc. Esses camaradas (e moça) estão começando a desequilibrar o jogo, estando presentes na maioria dos decks meta. Mas bani-los não seria o caminho ideal, eles são bons personagens e o jogo perderia com a ausência deles! Então a saída seria eliminar o card que traz eles de forma tão rápida para a mão.



Meu outro chute é que o cenário DESCOBERTAS INFIDÁVEIS também esteja na próxima ban list. Se, na época de INVESTIGAÇÃO SILENCIOSA, éramos quase que obrigados a ter personagens de vôo para usar a habilidade, após o banimento dessa, GENIALIDADE voltou a ser o principal poder para compra de cards. Muito disso deve-se a este cenário, que permite uma abertura poderosa, possibilitando boa compra e geração de recursos. Não à toa, esse cenário aparece em boa parte dos decks que vemos por aí! (Alguém falou, Illuminati?!?!). Talvez uma alternativa seria o lançamento de cards de cenário de outros poderes que possibilitem uma abertura semelhante, trazendo mais equilíbrio para o jogo, como fizeram em magia com o cenário INSPIRAÇÃO CÁRMICA.



Eu sei que muita gente pode pensar em me xingar ao ler essa opinião, mas volto a reforçar que eu estou pensando num quadro de jogo competitivo e com vários decks tendo condição de concorrer, de igual para igual, ao título de Campeão do Royal 2017.


Bom galera, tentei trazer para vocês um pouco do que eu penso e acho saudável para o jogo, tendo como foco um cenário competitivo e diversificado. Claro que não tenho a pretensão de achar que sou o dono da verdade. Sempre gosto de ouvir opiniões contrárias, pois elas me fazem crescer e ampliar a visão do jogo!


Espero que tenham gostado de mais esse artigo e que ele possa incitar a discussão de um cenário cada vez mais divertido e gostoso de jogar. Muitas das opiniões que aqui discursei eu absorvi de conversas com diversos jogadores.


Mas não precisam concordar comigo! Deixem nos comentários as opiniões de vocês! Vou adorar saber! ;)


Forte abraço e boa jogatina, galera! Até mais!!!


bottom of page