top of page

Decks do Momento: Tropa Nova!

Fala galera, tudo bem com vocês?! Aqui quem fala é o Rafael Lacerda e hoje estou aqui para continuar a série Decks do Momento, iniciada por mim aqui no Blog.

Como falado anteriormente, a série tem como objetivo abordar os principais decks do meta game atual do Battle Scenes, explicar as peças chave do deck, como ele se comporta, pontos fracos e lançar uma lista base para o deck (lista essa que será a mais básica possível, visto que o Battle Royal 2017 se aproxima!!!).


No artigo passado falamos sobre o Deck de Tentáculo, que é um dos decks mais falados do momento e tem grande potencial, quem não acompanhou leia que irá gostar bastante. Hoje iremos falar de um deck que não é usado por muita gente, mas pode ser muito bom nas mãos de um piloto experiente: Deck de Tropa Nova.


Apresentando o deck:

Esse deck é um tribal bem forte, com bom poder de comprar e reciclar cards, se defender e embora tenha muitas ações de poder cósmico, o deck não se prejudica com isso porque gera uma ótima quantidade de recursos. Para o deck funcionar, vejamos algumas peças chave, que são a alma do deck:

  • Nova Primordial: Este card é o capitão do deck e uma das melhores ultras da nova coleção. Tem uma ótima combinação de poderes, liderar, sua ação pode ser usada em todas as etapas e é facilmente buscado pelo leva e traz e ainda por cima uma vez no turno volta um personagem tropa nova dos recursos para a mão. Juntamente com outras ações na preparação e refração cósmica, seu ataque gera recursos e é mortal.

  • Centurião Nova: Possui o texto de buscar dois personagens tropa nova do deck e colocar diretamente nos recursos, texto esse que auxilia numa boa abertura e facilita o pagamento do custo cósmico das ações. Também possui o texto de proteger em 1 todo dano causado aos personagens tropa nova no turno do seu oponente, podendo ser ampliado devido ao seu pelotão.

  • Mileniano Nova: Possui um texto que, se tivermos outros dois personagens com a afiliação Tropa Nova em cena, podemos comprar um card. Juntando isso ao seu texto de Pelotão, podemos comprar até 3 cards por turno.

Como o deck se comporta:

Defesa: O deck em questão de defesa conta apenas com o texto do Centurião Nova que nos protege na preparação do oponente, e a Enfermeira Noturna que pode vir da nossa mão e proteger um personagem de um golpe fatal.

Possui também algumas travas pontuais para se defender de algum personagem chave e Starlord e o Colecionador para retirar as Jóias. Podem ser adicionadas cópias de Ignorar Fracotes para proteger nosso Nova Primordial de uma antecipação.


Tutoramento: o Deck possui algumas cartas que auxiliam no tutoramento tanta de personagens para mão, quanto de personagens para os recursos. Podemos buscar o Nova Primordial com Leva e Traz, podemos buscar personagens direto do deck para os recursos com o texto do Centurião Nova e do Denariano Nova (buscas que servem tanto para acelerar o jogo, quanto para pagar o custo cósmico de um ataque e os reciclarmos para o fundo do deck novamente, e também para voltar para mão com o texto do Nova Primordial).



Gerando Recursos: Além da investigação de poder cósmico, temos o texto fixo dos Nova já citados acima, o ataque do Nova Primordial, a carta fragmento de asteróide e empuxo gravitacional. Destaque especial para as habilidades, uma se é colocada no fundo do deck devido ao custo cósmico de uma ação, tomba duas cartas do topo do deck. Outra, apenas por ser carregada em um personagem com poder cósmico já tomba 3 cartas do topo, podendo pegar o oponente de surpresa se ele achar que não temos como pagar o custo de nossos ataques.

O draw Power desse deck também é muito forte, temos o cenário dos Tropa Nova que é similar uma Entrega Especial, mas podemos ativá-lo até 3 vezes. E o texto do Mileniano Nova gerando até 3 draws por turno.

Um mini combo do deck é usar cidade fantasma para comprar cards, nesse deck podemos abusar do efeito do cenário, já que Leva e Traz e os Centuriões e Denarianos buscam no deck. Isso tudo combinado gera muitos draws!!!


Ataque/ Preparação e Antecipação: O deck tem grande potencial em ambas as fases, aqui gostaria de destacar 2 cartas de habilidade que são extremamente fortes: Refração Cósmica e Desastre Metafísico. Com a refração, potencializamos o dano de nossas ações, quando mandado para base devido ao custo cósmico de uma ação ele causa 2 de dano em um personagem ou suporte do oponente. Já com o Desastre Metafísico, podemos bater 2 ou mais vezes com o mesmo personagem na etapa de antecipação, e tem a vantagem que mesmo com o personagem incapacitado, a ação tem custo 0, batendo no mínimo 4 de dano.

Uma boa pedida aqui, é revelar o Desastre Metafísico na antecipação e utilizar a ação do Nova Primordial 2 vezes, gerando assim bastante recursos, cavando o deck para que novamente venha uma refração.

Ainda temos dano na preparação, com incursão surpreendente, ação do Nova Primordial e Refração Cósmica, causando só nessa brincadeira : causando 7 pontos de dano com um único personagem na preparação.


Alguns pontos fracos do deck:

  • Uma carta que atrasa um pouco nosso deck é a carta Atrasos e Problemas que diz: Até o final do turno, todo efeito que colocaria uma carta do topo do deck nos recursos vai para base ao invés disso. Já que nosso deck tem muitos efeitos que fazem isso, então a carta atrasos e problemas pode incomodar um pouco.

  • Testando o deck e jogando contra, percebi que o deck é dependente de habilidades para antecipar, pois nenhum Tropa Nova além do Nova Primordial antecipam com a própria ação. Isso pode ser resolvido aumentando o número de antecipações do deck, mas em contra partida, abrindo mão de alguma carta boa para isso.

Lista ilustrativa do Deck:

Considerações Finais

Espero que tenham gostado do que foi falado sobre o Deck e a afiliação, é um bom deck que tem potencial para ser melhorado no futuro e nas mãos de um bom piloto pode causar estragos. Fiquem à vontade para comentar o que acharam e continuem atentos ao Blog da Smash Cards, estamos sempre com novidades para vocês e todos que estão iniciando no jogo. Abraços à todos!



bottom of page