top of page

Importância das Joias do Infinito: Poder

E aí, galerinha?! Voltando depois de um tempinho para terminar a série sobre as Joias do Infinito e para finalizar com chave de ouro, vamos falar da Joia do Poder.

A Joia que para alguns seria uma versão “nerfada” do Cubo Cósmico, devido a sua característica, no Universo Marvel, te dá acesso a todo o poder e energia que existe ou pode existir ao portador, além de intensificar o poder físico existente. Para quem não conhece, o Cubo Cósmico é uma carta de item único que aumentava o dano e permitia o portador utilizar os poderes das cartas carregadas por ele, tal carta gerou bastante polêmica por permitir que uma Tia May pudesse ativar uma Surpresa Dolorosa, além de outros fatores, o Cubo foi banido.

Por esta semelhança com a famosa Joia do Poder, acharíamos que teria algo a ver, mas na verdade não foi muito bem o que nos trouxeram, e para alguns, essa Joia não é lá tudo isso. Então vamos lá entender um pouco sobre este item único?!


Joia do Poder

Essa Joia foi lançada na coleção Forças Estelares e traz consigo uma ação um tanto quanto interessante, pois ela é muito boa, mas a característica de Singularidade a deixa bem a desejar. Por outro lado, acredito que fosse necessária, esta característica.


Em seu texto, diz que é Item Único (só pode ter uma cópia no deck) e que sua ação, Poder Imediato, pode ser usada no turno que em que o personagem entrou em cena (Prontidão). Além disso, sua ação é de antecipar também.




Poder Imediato

A ação da Joia do Poder, como podem ver não possui custo de capacitação, ou seja, assim como a ação da Joia da Alma (Resgate Espiritual), ela também “burla” a Máquina de Bloqueio Mental (Suporte que transforma os custos das ações em 2). Seu efeito consiste em causar 1 ponto de dano e transformar, até o final do turno, TODAS as ações do personagem em Prontidão e Ação de Antecipar. Além disso, o personagem pode utilizar outra ação. Ou seja, ela dá 1 de dano, transforma as outras ações do personagem em antecipar e prontidão, e por fim, permite utilizar outra ação.

Muitos pensam que esta Joia não é tão boa por causa de sua característica de Singularidade, pois boa parte das situações você prefere utilizar outras ações, como as Investigações. Concordo, em parte, porque no começo do jogo você prefere gerar recursos ou comprar para montar sua mesa, mas lá para o meio do jogo, essa Joia se tornará uma opção de Prontidão muito boa, pois qualquer ação dele ou carregada por ele, será transformada em prontidão. Veja o exemplo:


Neste exemplo, temos um Inteligência Suprema carregando um Planos de Infiltração, uma Armadura I.M.A e uma Joia do Poder. Caso você não tenha utilizado ações de Singularidade neste turno, você pode:

- Utilizar a ação da Joia do Poder ‘Poder Imediato’, causar 1 de dano, ou mais, caso ele seja potencializado;

- Com isso, todas as ações: “Consciência Ancestral”, “Planos de Infiltração” e “Aríete Hidráulico”, viram ações de Prontidão e de Antecipar;

- Dependendo da situação, você pode dar o dano com Aríete Hidráulico ou usar as ações de compras (Consciência Ancestral ou Planos de Infiltração), caso seja no começo e não tenha vindo nenhuma Investigação.

Útil não?! Isso é um exemplo de muitos.


Entretanto, o forte desta Joia não é a sua fase de ataque utilizando uma ação de prontidão, e sim, sua fase de antecipação que é extremamente forte. Pois, como vimos, ela não só transforma as ações em prontidão, mas as transforma em ações de antecipar também. Veja o exemplo a seguir:


Durante sua fase de Antecipação, você controla uma Cristalys carregando um Sufocamento, a Joia do Poder e uma Erosão Psiônica. Você pode:

- Utilizar a ação da Joia do Poder para permitir que as ações “Sufocamento” e “Erosão Psiônica” virem ações de antecipar;

- E, dependendo da situação, você escolhe uma ou outra, pagando seus respectivos custos.

“No caso, eu posso utilizar todas as ações que a Joia transforma?!” Obviamente não, pois um personagem só pode utilizar uma ação por turno, a não ser que o efeito da ação utilizado diga o contrário. Vide o exemplo abaixo:


Durante sua fase de antecipação, você está controlando um Nova Primordial carregando a Joia do Poder, Incursão Surpreendente, Disparo Sequencial e um Nova V1. Você deve:

- Primeiramente, utilizar a ação da Joia do Poder, para transformar todas as ações que o Nova Primordial utiliza em ações de Antecipar;

- Utilize a ação Incursão Surpreendente, que agora é antecipar, dê 2 de dano e utilize uma outra ação sem custo (Efeito da Incursão);

- Utilize a ação Disparo Sequencial, que também é de antecipar, cause 2 de dano e utilize mais uma ação (Efeito do Disparo);

- Agora escolha entre a ação Força Nova ou Poder Nova para finalizar as ações deste personagem.

- Lembre de pagar todos os custos de capacitação e cósmicos. Além disso, saiba que Incursão e Disparo são ações únicas.

E aí?! Nesta situação você bateu 8 de dano só com as ações, caso você tenha Refrações Cósmicas no recurso, pode bater mais.


Lembrando que caso alguma coisa (Formiga, Pantera Negra, Elektra), pare o efeito de uma dessas ações, não há continuidade, pois o efeito das ações Disparo Sequencial ou Incursão Surpreendente permite utilizar outra ação.

Combos com a Joia do Poder

Não existe combos diretamente ligados a Joia do Poder em si, apenas algumas jogadas que podemos fazer para que possamos utilizar essa Joia sem que o oponente preveja.

- Supriiiiiiise!!!

Essa Joia pode ser bem útil para os personagens que aparecem surpreendendo o oponente como: Jaqueta, Homem-Formiga, Pantera-Negra, Elektra e etc. Veja um exemplo bem chato:


Durante a antecipação do seu oponente, ele utiliza uma ação que tenha como alvo o Ninja do Tentáculo, e você espertamente, utiliza a Elektra que está em sua mão para evitar tal perturbação e como você a monta? Veja:


- Você, de preferência, monte sua Elektra carregando a Joia do Poder, uma Técnica Tribal e qualquer outro card.

- Caso você não tenha utilizado nenhuma ação de Singularidade, você vai utilizar a ação da Joia do Poder em seu combate e bater MUITO com essa Técnica Tribal, caso você esteja controlando muitos Tentáculos.

Essa Elektra surpreendeu mais do que deveria D:




- Não contava com minha astúcia!

Outra jogada muito interessante é uma que aparece bem nos decks que utilizam no deck cartas que permitem o carregamento de cartas do recurso ou cura. Se liga aí alguns exemplos:

Com estes cards ou outros que fazem o mesmo, você pode carregar a Joia do Poder que está nos seus recursos em outro personagem e utilizar a ação dela, surpreendendo o oponente.


Atenção

Uma coisa que gostaria de avisar que pode meio que “quebrar” um pouco algumas jogadas com a Joia do Poder, o Ignorar Fracotes:


Esta carta protege um personagem com Super força de danos de ações de antecipar, pois ela transforma o dano destas ações em zero. Ações de controle não é problema, mas as de danos são zeradas.


“Pra quê preciso saber disso?” Olha, lembra que a Joia do Poder transforma as ações em Antecipar?! Então, a partir do momento que você transforma essa ação em antecipar, o texto do ignorar é ativado. Portanto, tomem cuidado ao utilizar a Joia do Poder contra decks que possuem Ignorar Fracotes.

Conclusões

Enfim, agora vocês viram o quanto a Joia do Poder é forte e merece sim um lugar no seu deck, mesmo que em alguns momentos ela se torne meio “inútil”, mas na antecipação ela vai te ajudar, com certeza. Acredito que o único deck que não utiliza a Joia do Poder é o que utiliza a Superstição Induzida, mas é mais questão pessoal mesmo, você pode utilizar, entretanto se você quiser montar o Loop de “No Lugar Errado” é preciso sempre está gastando a Singularidade.


É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado dessa série de artigos referente as Joias do Infinito, a serie continua quando a Copag nos trouxer mais joias, o que sabemos que terá mais ou pelo menos queremos hahaha! Ah! Gostaria de pedir que deixem nos comentários sugestões de novos artigos, seria bem útil saber quais as dúvidas mais comuns dos pessoal!

Até mais e Bom Joguinho! o/


bottom of page