top of page

ESTUDANDO O JOGO: CRIANDO O SEU DECK – PARTE 4

  • Rafael Oliveira
  • 15 de ago. de 2017
  • 5 min de leitura

Faaaaaaaaaaala, Galera do Smash Blog!!!

Tudo blza com vocês?! Como está a preparação para o grande torneio do ano?

Eu estou ajeitando o deck e treinando para tentar fazer bonito na edição deste ano de 2017! Hahaha

Bom, há muito tempo, numa galáxia não tão distante, eu comecei uma série de artigos que visava dar uma força para o pessoal construir seus decks, devido alguns contratempos e mudanças na vida pessoal, fiquei um tempo sem escrever e acabei demorando para finalizá-la, porém hoje, finalmente, eu escrevo o último artigo da série “Construindo seu Deck”.


Não à toa, deixei por último o tema que considero mais importante e significativo para deixar teu deck o mais eficiente possível. O TUTORAMENTO de cards é hoje, elemento fundamental em qualquer deck que queira ser competitivo, pois é uma mecânica que acelera sua estratégia, fazendo com que ela tenha mais chances de funcionar a tempo de você derrotar seu oponente.


Battle Scenes hoje, é um jogo muito mais rápido e dinâmico do que na época das primeiras coleções. Não era difícil uma partida durar mais de hora, pois os jogadores tinham que esperar que os cards necessários chegassem as suas mãos, para poderem realizar suas jogadas pretendidas. Pois bem, depois que a Copag começou a colocar cada vez mais opções para realizar buscas de cards no deck, o jogo ganhou uma velocidade maior, hoje chegando a ter partidas de 20, 30 minutos.

Na verdade, o jogo sempre teve uma mecânica de busca de personagens, mas antes elas eram mais difíceis de serem executadas, o que mudou bastante com as novas regras de descarte livre, tornando o cenário CONVOCAR REFORÇOS uma ótima pedida para os mais diversos decks.


Juntamente com ele, PLANOS DE INFILTRAÇÃO era astro principal de muitos decks de genialidade, ainda mais quando tantos personagens fortes com o poder de lâminas começaram a surgir. Mas isso, na minha opinião, era um problema, pois oferecia um recurso de tutoramento muito fácil, sem resposta alguma e que trazia um desequilíbrio ao meta game.


Quem acompanha o blog desde o início sabe muito bem que eu era a favor do banimento de PLANOS, mas isso era principalmente por ser uma mecânica que forçava você a fazer determinado tipo de deck, caso quisesse ter boas chances num meta competitivo. Porém a Copag não só não baniu planos, como criou mais cards que exploram a busca de personagens no deck, mostrando que ela não somente gosta desse tipo de jogada, como pretende ampliá-la ainda mais. Algo que, sendo justo, hoje penso que faz bem ao jogo...

A chegada de LEVA E TRAZ e PÓRTICO OSHTUR equilibrou mais as coisas, na hora de tutorar personagens, e novos decks ganharam mais força e velocidade! E embora a comunidade seja unânime em dizer que Tentáculo é um deck muito forte, fácil de pilotar e barato, acredito que o meta game nunca esteve tão diversificado como agora...e isso faz BEM para o jogo, deixa uma competição como o Royal muito mais imprevisível, exigindo um preparo muito maior para se tornar o melhor jogador de Battle Scenes do mundo!!!


Portanto, criar um deck que não explore pelo menos uma forma de tutoramento de cards fará com que você entre em uma partida com séria desvantagem, que aumenta suas chances de derrota, principalmente no cenário mais competitivo. Diversos testes e partidas mostram que quando um deck não tem como buscar cards, ele perde em velocidade, ficando mais a mercê das condições de jogo que o oponente pode impor.

Então, vamos explorar um pouco as opções que temos para tutorar cards no deck...


CENÁRIOS

Esse tipo de card, quando falamos em tutoramento, não é o que oferece o melhor custo benefício, já que você geralmente só pode colocar 1 cenário por turno, e usar esse recurso para tutorar, pode impedir-lhe de usar algum outro cenário que fortaleça sua abertura de jogo, ou defenda seus personagens em cena. Que eu me recorde, apenas Convocar reforços faz isso sem exigir algum tipo de afiliação para ativar seu efeito.


CONVOCAR REFORÇOS - como dito anteriormente, é a opção mais democrática para buscar personagens no deck, pois possui um custo justo, já que você precisa abrir mão de todos os cards na mão, e busca qualquer personagem que existir no deck, não sendo, portanto, limitado a um poder ou afiliação. Após as mudanças nas regras que permitiram descartes livres sem limites, ficou muito mais fácil acionar este cenário, fazendo ele voltar a muitas listas de sucesso no jogo atualmente. A versatilidade deste cenário ajuda bastante o jogador, já que o mesmo pode buscar o personagem que melhor irá ajuda-lo naquele determinado momento da partida.




OUTROS cenários que também tutoram, mas geralmente têm uma exigência quanto a afiliação são: EM MEIO À MULTIDÃO, RECRUTAR MUTANTES, HERÓIS DE ALUGUEL, RESPOSTA À AMEAÇA, INVASÃO KREE, ETC.


HABILIDADES

Aqui estão as maiores estrelas do tutoramento, pois o custo benefício é muito vantajoso para o jogador, já que geralmente o personagem só precisa ter o poder do card, para que quando ele for carregado, trigge o efeito de busca.


PLANOS DE INFILTRAÇÃO – Sim, o famigerado, o perseguido, o comentado PLANOS sobreviveu aos pedidos de banimento e permaneceu no jogo. Agora que ele não está mais só entre nós, pouco me incomoda a permanência dele no jogo. A verdade é que ele jamais deixou de ser um excelente card, ainda mais quando tantos personagens bons com o poder de lâminas apareceram no jogo. Mais potente num deck que abuse de gênios, planos geralmente é usado para buscar: MERCENÁRIO, CAVALEIRO DA LUA E MOTOQUEIRO FANTASMA, entre outros.






LEVA E TRAZ – Seguindo a mesma mecânica de Planos, LEVA E TRAZ é um card ainda mais excelente, pois além de buscar personagens geralmente bem fortes, ainda possui uma ação bastante útil, que ajuda a acelerar o deck do jogador, contribuindo muito para uma possível vitória. Aqui a variedade de personagens úteis cresce potencialmente. Geralmente depende do deck escolhido, mas LEVA E TRAZ com certeza deu ao meta game várias opções de muita apelação.








PÓRTICO DE OSHTUR – talvez seja o card de tutoramento que fez mais exigências para triggar seu texto, já que pede 2 personagens que compartilham determinada afiliação e busca 1 personagem que, além de compartilhar da afiliação escolhida, possua o poder MAGIA. Claramente feito pensando no Tentáculo, Pórtico pode ser muito útil em afiliações que abusem do poder mágico, como Defensores e os esquecidos Asgardianos.


Embora os decks de magia perderam um pouco de espaço, COLEÇÃO MÍSTICA geralmente é obrigatório quando se gosta de brincar com as artes místicas, já que ao carregar como ataque surpresa, pode-se buscar qualquer card de habilidade do poder, sendo ótimo recurso para ataque ou mesmo compra de cards.


SUPORTES

Geralmente os suportes que buscam personagens são de afiliações, como ASTRONAVE KREE, NAVE DOS GUARDIÕES e SAPÃO. Sendo opções muito interessantes, mas apenas se você possuir um número significativo de personagens que podem ser buscados por estes suportes.











PERSONAGENS

Bom, não é novidade que alguns personagens possuem a prerrogativa de buscar seus companheiros de equipe, no deck. Com exceção do ALTO EVOLUCIONÁRIO (tutor nato que busca QUALQUER PERSONAGEM no deck), os tutores geralmente estão limitados a uma afiliação específica. Ex: SENHOR DAS ESTRELAS V1, RAIO NEGRO V2, FALCÃO NOTURNO, COMANDO KREE, ETC.








A RESPOSTA...

Com tantas opções de busca de cards, a Copag precisou criar uma resposta para esta mecânica, caso contrário, o jogo teria uma estratégia muito forte e que pode facilmente pender a balança de uma partida para determinado jogador. Eis que, junto com a ampliação de possibilidades de tutoramento, surgiu o TAUMATURGO INFILTRADO. Eu falei dele no último artigo, e seu texto é bem simples de entender, dispensando maiores explicações e sua relevância no meta atual.







O FIM DE UMA SÉRIE...

Bom, galera, finalmente eu terminei a série construindo seu deck! Espero sinceramente ter ajudado cada um de vocês que dedicou um pouco do seu tempo para lê-la. Obrigado por serem pacientes comigo! Hehehehehehe

Eu torço por um ambiente cada vez mais competitivo e jogadores ainda mais capacitados e com decks fortes. Isso tudo fortalece nosso joguinho favorito!

E não esqueçam, a SMASH tem um estoque parrudo, para não deixar faltar nenhum card no seu deck! ;)



 
 
 

Comentários


bottom of page