top of page

Importância das Joias do Infinito: Alma


Fala, galera! E aí, o artigo sobre a Joia do Tempo, foi útil?! Espero que tenha sido. Então vamos falar de mais um desses artefatos poderosíssimos? Seguindo adiante.

Neste artigo falarei sobre a Joia da Alma, que nos quadrinhos é possivelmente a mais perigosa, pois permite ao controlador roubar, manipular e alterar as almas dos vivos e dos mortos. Macabro, não?! Mas nos jogos ela é tão “roubada” assim? É isso que veremos!


Joia da Alma

Essa Joia foi lançada na coleção Ascensão e Queda e trouxe consigo uma nova característica de ações: a Singularidade. Esta característica faz com que cada jogador possa usar apenas UMA ação deste tipo por turno.


Em seu texto, diz que é Item Único (só pode ter uma cópia no deck) e que sua ação, Resgate Espiritual, pode ser usada no turno que em que o personagem entrou em cena (Prontidão). Além disso, sua ação é Imprevista (pode ser usada durante sua Fase de Preparação) e Singularidade como foi dita acima.



Resgate Espiritual

Esta é a ação da Joia da Alma que como podem ver não possuem custo de capacitação, ou seja, “burla” a Máquina de Bloqueio Mental (Suporte que transforma os custos das ações em 2). A singularidade é uma característica que tem como função dar alguns limites para o jogo, pois quem bem lembra da Investigação Silenciosa, sabe que você podia fazer isso várias vezes no mesmo turno e era bem poderoso.

“No caso, se eu investigar não poderei usar a ação da Joia da Alma?” Exatamente, pois todas as investigações possuem a característica de Singularidade. Lembrando, que não só elas, mas algumas outras ações possuem singularidade, como por exemplo, Mover o Tempo e Superstição Induzida. Então tome cuidado, quando for usar uma ação de Singularidade, pois só poderá fazer uma por turno.


O efeito do Resgate Espiritual consiste em comprar uma carta e até o final de sua preparação você pode REVIVER um personagem dos recursos. Sim, aqueles personagens que acidentalmente foram parar nos recursos, você pode trazer de volta à cena com a Joia da Alma, contanto que tenha recursos.

Algumas dúvidas de novato sobre a Joia:

“Só posso comprar uma carta se eu for reviver?” Não, o efeito diz, pausadamente:” Compre um card. Você pode reviver uma personagem até o final de sua preparação” São coisas separadas, então você pode comprar a carta sem precisar reviver.


“Que massa reviver alguém, no caso eu posso reviver dos meus prêmios?” Não pode, seria bem complicado se pudesse, porque assim o jogo não acabaria nunca. A carta específica que é nos recursos.


“Posso reviver alguém sem ter os recursos pra colocar ela?” Não pode, pois a condição para entrar em cena é que você tenha cartas para carregar no personagem. Lembrando, que o personagem que revive, deixa de contar como recurso.


Observações:

Na última coleção lançada, Forças Estrelares, foi implementado ao jogo uma nova dinâmica chamada Reviver, que aparece nos textos de alguns personagens e suportes. Por exemplo:


O reviver permite que você pode coloque este card (o personagem) em cena diretamente de seus recursos. Nas imagens acima, temos a Elektra e o Garra Negra que podem ser revividos, já a Cripta Ancestral, dá Reviver para um tentáculo.


“Qual o motivo desta observação?” Nada relevante, apenas curiosidade. Pois a Joia foi lançada antes desta dinâmica, mas elas querem dizer a mesma coisa. Resumindo, a Joia dá Reviver a um personagem, como a Cripta Ancestral. Então tenha cuidado para não Reviver um personagem que já tem Reviver ;)

Combos com a Joia da Alma

Como foi dito, a Joia da Alma é perfeita para trazer de volta aquele personagem que de alguma forma foi para em seus recursos. Entretanto, há alguns combos que passam despercebidos. “Quais?!” É isso que vamos ver.


- Vai e Volta

Não é o “Leva e Traz” mas é como se fosse:

No caso, temos o Dr. Estranho V2 carregando a Joia da Alma, Planos de Infiltração e o Homem de Ferro V3. Então, vamos lá:


- Dr. Estranho utiliza a ação Resgate Espiritual. O jogador compra um card e pode agora “Reviver” alguém.


- Colocamos Decisão Extrema em cena e descarrega o Dr. Estranho para os recursos, dando 4 de dano, pois ele é Illuminati.


- Pelo efeito da Joia, você pode trazer o Dr. Estranho novamente para a cena.


- Ele foi e voltou, nessa ida e volta, ele comprou um card, deu 4 de dano e ainda pôde ativar o Planos de Infiltração. ;)










- Agora posso reviver:

Algumas vezes, precisamos colocar uns personagens carregados em outros, como no exemplo abaixo, e nesta situação não podemos reviver. Isso passa tão despercebido para alguns que ninguém se preocupa em livrá-los, para que possam ser revividos.


Neste caso, temos um mercenário carregando a Joia da alma, Inutilizar e uma Cassandra Nova. Precisamos travar um personagem do oponente que está te prejudicando muito. “O que fazer?!” Segue o seguinte:

- Primeiro utilize a ação da Joia para comprar uma carta e poder reviver alguém nos recursos;

-Depois, se não tem nenhuma outra Cassandra na mão ou nos recursos, você terá que dá um jeito de tirar essa Cassandra debaixo desse Mercenário. Você pode:

- Render o mercenário;

- Utilizar um item mágico;

- Bater em Retirada ou Decisão Extrema;

- Aprimorar o Mercenário (Melhor escolha).

Com isso, você pode livrar a Cassandra Nova para revivê-la e ao mesmo tempo, ativar o texto do Mercenário ;)


Essa pode ser uma coisa óbvia, mas muitos não enxergam desta forma, devido à pouca experiência no jogo. Diga-se de passagem, essa jogada já me fez ganhar bastante partidas.


Conclusões

Enfim, a Joia da Alma é bastante útil, principalmente para os decks que possuem bastante milagem (Colocar cartas do topo nos recursos) e Materializar (Colocar personagens com cartas do topo), que são estilos que você não tem como controlar quais cartas irão para os recursos e/ou para debaixo dos personagens. É de suma importância possuir essa Joia, principalmente se o deck não possuir reciclagem, pois uma vez indo pro recursos, não tem como voltar.


Então é isso, sempre tenha espaço no seu deck para esse poder capaz de controlar a alma dos seus personagens, pois em algum momento é necessário ressuscitá-los para assombrar seu oponente nas partidas. Espero que tenham gostado e até a próxima.



bottom of page