top of page

Sobre Card Advantage


E ai galera do BS, hoje vou trazer mais um artigo da Smash Cards pra vocês. O assunto de hoje é o Card Advantage, um dos fatores mais importantes de muitos jogos. Na maioria dos cardgames nós temos uma quantidade limitada de cartas que podemos usar, no geral as cartas da mão, e quando essas cartas acabam, o “gás” do nosso deck também termina. O Card Advantage é o termo que usamos para definir cartas ou efeitos que nos dão mais cartas, ou seja, aumentam esse “gás”. No BS não é diferente e essa vantagem é fundamental em todos os decks.


Para nós termos o Card Advantage nós devemos ter uma situação em que ganhamos um valor em cartas maior do que o custo que pagamos. No BS isso ocorre facilmente com cenários, pois todo cenário, além de fazer o seu próprio efeito, acaba virando recurso quando outro cenário é colocado em cena. O mesmo ocorre com suportes muitas vezes. Podemos ter Card Advantage tirando recursos do nosso oponente também, como pelo efeito da Toupeira Mecânica por exemplo.


Nós temos três tipos de ‘valores’ que usamos durante o jogo: as cartas da mão, as cartas dos recursos e as capacitações. Podemos ter Card Advantage nesses três valores. As formas mais clássicas e evidentes para os jogadores normalmente são efeitos ou ações que geram recursos ou compram cartas, como Objetivos Iguais, ou Emboscada Interplanetária.

As capacitações também são muito importantes e “valem” cartas de certa forma, e personagens como Vetor V1 ou Homem-Aranha V3 podem fornecer Card Advantage também.

Dentre os três normalmente o que tem mais valor são as cartas da mão. Normalmente comprar uma carta vale mais que gerar um recurso ou capacitar um personagem; Ao descartar uma carta para capacitar um personagem você está gerando um recurso e uma capacitação em troca de uma carta da mão. Além disso, temos alguns exemplos de cartas similares, como os cenários Calmaria e Desfechos Paralelos, enquanto um te da uma compra o outro dá dois recursos. É claro que existem decks e situações em que um recurso ou uma capacitação vai ser melhor que uma carta na mão, mas no geral a compra é mais forte.


O Card Advantage faz muita diferença em todos os momentos do jogo. Normalmente decks que possuem bastante Card Advantage no começo, como Ultron, Illuminati ou Ordem Negra, por exemplo, abrem bem o jogo. Decks como o Illuminati ou o Ultron muitas vezes conseguem manter esse Card Advantage no mid e late game também, e isso faz com que sejam muito fortes. Outros decks como Inumanos por exemplo, apesar de ter um começo mais lento, possuem bastante Card Advantage depois, com efeitos como o da Medusa V2 ou o do Máximus V1.


No BS são três as formas principais de adquirir o Card Advantage: através de ações, através de um efeito ou através de uma mecânica do jogo. Através de ações temos muitas cartas que podemos usar de exemplo, como as clássicas investigações, a ação do Tony Stark V1, ou a ação do Dr Estranho V2 se usada para procurar um item único;

Através de efeitos temos de exemplo cartas como Alto Evolucionário V1, Planos de Infiltração, inspiração Cármica e Banco.

E através de mecânicas do jogo nós temos exemplos como a Etapa de Contagem Regressiva ou descartar um personagem que o seu oponente tem para comprar um card por exemplo.


Além do tradicional que é mais fácil de notar, também temos o Virtual Card Advantage, que é o termo usado para descrever uma situação em que temos um Card Advantage mutável. É uma vantagem que temos em certo ponto do jogo mas que pode ser “tirada”. Por exemplo, Cassandra Nova V1 ou Tumba do Drácula inutilizam um personagem do nosso oponente e com isso o oponente acaba com recursos “presos”. Nesse momento ganhamos uma vantagem virtual, pois nós não tiramos as cartas do oponente de jogo, apenas as inutilizamos. Um outro exemplo pode ser uma situação em que o cenário em cena é Entrincheirados e o nosso oponente possui um Entrar com Tudo na mão, o Entrincheirados está gerando uma vantagem virtual. A diferença é que quando a condição desaparece nós também perdemos a vantagem, nos exemplos citados acima se a Tumba e a Cassandra saírem de cena, ou o cenário mudar, o oponente recupera o uso da carta que tinha perdido.

É importante ter essa noção sobre Card Advantage, pois podemos tomar posturas diferentes no jogo para tentar maximizar a vantagem que adquirimos, às vezes uma jogada que parece boa pode acabar favorecendo o oponente.


Bom pessoal, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado! Deixem seus feedbacks nos comentários se possível e se vocês quiserem podem sugerir temas para os artigos também. Até a próxima.


bottom of page