Report do Campeão do 1º Open Paulista
- Rafael Tanabe
- 8 de fev. de 2017
- 7 min de leitura
E ai galera do BS, hoje eu venho trazer pra vocês uma Deck Tech do deck que eu usei no 1º Open Paulista de Battle Scenes e um report do torneio.
Primeiramente eu gostaria de agradecer o pessoal da Smash Cards pelo apoio, e o pessoal de São Paulo que foi comigo ao torneio, principalmente o Fabianno que nos levou de carro. Além disso, gostaria de elogiar à organização do torneio, que estava com uma premiação excelente, foi muito legal e reuniu jogadores de lugares diferentes, estão de parabéns!

Eu estou meio ausente do BS nesse começo de coleção, e tenho jogado apenas algumas partidas online. O deck que eu mais testei online foi o de Maggia, porém ao testar o deck contra Illuminati o deck não se saiu nada bem, e como não tive muito tempo de testar outras coisas decidi jogar com algo que eu já estava familiarizado, então optei por jogar de Shuma.
Bom, mas vamos ao deck então. O deck que usei é um deck de controle, focado em fazer os titãs. Como os titãs que eu uso não possuem afiliação, misturei com um pouco de alienígenas pra dar uma vertente diferente dependendo da match. Vamos à lista:
Personagens(23):
3 – Shuma Gorath
1 – Coração Negro
1 – Dormammu
2 – Vetor
1 – Raio-x
2 – Cassandra Nova
1 – Dr Estranho (v2)
1 – Barão Mordo
2 – Drácula
1 – Vampira (v2)
Suportes(7):
3 – Banco
2 – Tumba do Drácula
1 – Prisão 42
Cenários(12):
1 – No Lugar Errado
2 – Estratagema Vil
1 – União Inabalável
Habilidades(18):
1 – Boneco Vodu
1 – Cetro de Watoomb
1 – Orbe de Agamoto
3 – Seduzir
2 – Improbabilidade

Personagens:
Os personagens principais são os titãs. O Coração Negro e o Dormammu costumam ser bons durante todo o jogo, enquanto o Shuma é mais fraco no começo, atingindo um potencial maior quando se é possível colocar 2 em cena. Personagens como Alto Evolucionário, Dr Estranho, Motoqueiro Fantasma e Barão Mordo costumam ser melhores no início do jogo, na maioria das vezes eles são melhores opções de abertura que os demais, mas talvez não valham a pena em um momento mais avançado do jogo. Personagens como Vetor, Raio-x e o Duende não são tão eficientes para abertura nesse deck, e caso haja opção, são melhores se colocados em cena depois. Os demais personagens são bons em todos os momentos do jogo, podem ser usados tanto no early game quanto no mid/late game dependendo da estratégia adotada.
Suportes:
O Banco é um ótimo suporte para abertura, e muitas vezes vale a pena mesmo sem os dois vilões de mesma afiliação, pois ele quase paga os recursos utilizados e ainda pode virar um fantasma depois. Os demais suportes tem a função de controle.
Cenários:
Descobertas Infindáveis e Titã Descontrolado são cenários que proporcionam bastante vantagem de carta, são ótimos se usados no começo do jogo, mas também podem ser utilizados depois. Estratagema Vil faz com que o deck possa adotar uma estratégia de Alienígenas, junto com Vetor. No Lugar Errado é ótimo contra decks tribais e pode ser bem chato. Os demais cenários são Staples.
Habilidades:
O deck possui habilidades para vantagem de carta ( investigações, planos, orbe, joia da alma), para proteção (joia do tempo, boneco vodu, cetro) e antecipações.
Como jogar:
A ideia do deck é tentar utilizar os titãs, ir controlando o jogo do seu oponente e lidando com os personagens mais problemáticos. O deck não costuma ser muito agressivo na maioria das partidas, e leva algum tempo para matar os personagens do oponente. Muitas vezes não é bom ter pressa em eliminar personagens que já foram neutralizados de alguma outra forma. Ele possui algumas opções de aberturas diferentes, como Alto Evolucionário, Descobertas, Motoqueiro Fantasma, etc; a melhor possível é abrir com Titã Descontrolado e algum personagem grande, além de Banco e quantos outros personagens forem possíveis.
Pontos Fortes:
O deck pode ter boas aberturas com titã, e caso seu oponente não tenha cartas de prender, um personagem grande é bem difícil de lidar. O deck consegue ter boas oportunidades de recuperar o jogo depois de um inicio ruim também, com personagens grandes e cartas como Fantasma do Espaço, além das cartas de prender e No Lugar Errado. Possui boas formas de lidar com cartas que protegem dano também, pois possui muitas formas de descarregar.
Pontos Fracos:
Pode ser um pouco inconsistente, pois em algumas mãos você vai ter o titã sem o cenário, ou o cenário sem o personagem. Além disso, alguns personagens são menos eficientes em uma situação em que você já está na desvantagem. O deck também possui uma dificuldade em lidar com suportes e ações e dano na preparação.
Mudanças Possíveis
O deck pode assumir uma vertente mais Alienígenas adicionando personagens como Vapor(v2) ou outro Raio-x no lugar de personagens mais genéricos como Vampira(v2) ou Barão Mordo. O deck pode ser mais consistente trocando os Shumas por outros titãs também, como mais Coração Negro e Dormammu, ou adicionando Apocalipse; A vantagem é que esses personagens são mais consistentes que o Shuma, porém o Shuma tem um potencial maior nos casos em que a estratégia funciona. Outra opção também é adicionar mais Planos e colocar personagens como Mercenário e cartas como Inutilizar, tornando o deck mais agressivo. Alguns suportes como Gerador de P.E.M. ou Armadilha Reforçada também são boas sugestões dependendo do meta local.
Report 1º Open Paulista
Bom, agora que vocês sabem como o deck funciona, vamos ao report do torneio.
1ª Partida: Vs Fugitivos
Eu ganhei no dado, comecei fazendo Barão Mordo com Investigação Crepitante, investiguei, fiz Descobertas e Cassandra. No turno do meu oponente ele fez Boca Dura, Sapão, Victor Mancha, Alex Wilder. Como ele não tinha nada que parasse ações na preparação nem ímpeto, eu pude usar a ação do Mordo e fiz dois Fantasmas do Espaço, evoluindo meus dois personagens. Matei o Alex Wielder e o Boca Dura, fiz Banco, prendi o Victor Mancha e fiz um outro personagem. Meu oponente ainda conseguiu colocar uma mesa boa, porém com antecipações e mais um terceiro Fantasma no meu turno eu consegui controlar o jogo e acabei vencendo no final.
2ª Partida: Vs Genialidade + Lâminas
A segunda partida foi contra o Bruno Mendes, da Smash Cards também. Eu ganhei no dado novamente. Eu abri com uma mão muito boa, fiz uma mesa forte no começo com Coração Negro e titã descontrolado. Eu consegui ir matando alguns personagens descarregando cartas e ir prendendo outros. A maior parte das minhas respostas vieram e eu acabei levando o jogo depois de alguns turnos.
3ª Partida: Vs Illuminati
Nessa partida eu perdi o dado. Meu oponente abriu bem, com Tony Stark, Motoqueiro, Homem de Ferro, Dr Estranho. O meu primeiro turno também foi bom, fiz Shuma com Titã, Cassandra, Tumba, Banco, mais um personagem. No turno do meu oponente ele rendeu o Motoqueiro, que estava preso, fez um segundo Homem de Ferro, fez outro Motoqueiro, comprou várias cartas com Descobertas. Voltando pro meu turno eu pensei ter neutralizado a mesa, porém na etapa de antecipação meu oponente revelou 3 surpresas da mão: Inutilizar, Surpresas Dolorosas e Improbabilidade. Ele matou dois dos meus suportes que viraram prêmios, além de danificar meus personagens. No turno seguinte ele matou toda a minha mesa, restando apenas um Shuma. No meu turno eu comprei um Estratagema Vil. Na etapa de antecipação do turno dele eu usei o Estratagema pois o Shuma iria morrer e eu perderia o jogo. Fiquei sem personagens na mão e dependente da sorte pra tentar fazer alguma coisa. Quando apareceu um personagem já era tarde demais e eu acabei perdendo.
4ª Partida: Vs Ordem Negra Mística
A quarta partida foi contra Ordem Negra com magia. Meu oponente abriu de Corvus e Investigação Descuidada. Eu abri de Vampira, Motoqueiro Fantasma e Cavaleiro da Lua. Ele montou uma mesa com Batedor, Thanos e Dr Estranho(v4). Na antecipação eu revelei Improbabilidade e coloquei um No Lugar Errado em cena, matei o Batedor. No meu turno eu nomeei Ordem Negra para o cenário, rendi o Motoqueiro, coloquei uma Cassandra prendendo o Dr Estranho. No turno dele ele evoluiu o Corvus pra Dormammu, e colocou outro. Na antecipação eu fiz Seduzir no Dormammu. No meu turno eu fiz tumba no Dormammu. A partir daí eu fui comprando cartas com a Cassandra com planos, e fui desenvolvendo a mesa enquanto ele não conseguia fazer nada. Eventualmente ele rendeu o Estranho, conseguiu colocar um Motoqueiro Fantasma de magia em cena, reviveu um Mercenário, mas nesse ponto eu já tinha muitas ferramentas pra controlar o jogo e acabei levando.
5ª Partida: Vs Illuminati
A última partida foi contra o Fabianno Xavier, que estava 4-0 no momento. Se ele ganhasse com certeza seria o primeiro, porém eu ganhando nós teríamos 4 jogadores 4-1 no final. Eu ganhei no dado, minha mão não estava tão boa, mas acabei comprando um titã, e ai consegui fazer um Coração Negro, Banco e Cavaleiro da Lua. Ele fez Tony com Armadura I.M.A., Homem de Ferro, Cassandra no Coração, Dr Estranho(v4), Motoqueiro, colocou um Boneco Vodu no Estranho e tinha Câmeras nos recursos. Eu bati 2 na Cassandra com o Cavaleiro. Eu evoluí o Banco pra Fantasma, ele negou a ação com Câmeras. Fiz tumba no Homem de Ferro e um Alto Evolucionário, na fase de ataque bati mais dois na Cassandra com o Cavaleiro. No turno seguinte ele rendeu a Cassandra, fez outra no Coração, usou Decisão no Homem de Ferro, fez um Pantera e matou meu Fantasma. No meu turno eu fiz Câmara no Estranho, evolui a Tumba pra Fantasma, matei a Cassandra e o Tony, fiz minha Cassandra no Motoqueiro. Na antecipação ele matou meu Cavaleiro da Lua. No turno seguinte ele bateu no Fantasma com o Pantera, usou decisão matando a Cassandra, na etapa de ataque eu usei amarras e consegui matar o Motoqueiro. No meu turno eu levei o Estranho e fiz mais um Fantasma, um Duende, Vetor, lotei a mesa. Ele não conseguiu mais voltar pro jogo.
Gostei muito do torneio, espero o próximo. Pra quem mora perto da região, mais dois Opens estão programados e vale a pena checar caso vocês tenham a oportunidade. Bom galera, até a próxima, espero que tenham gostado, deixem seus feedbacks e sugestões nos comentários se possível!
Comments