top of page

Expectativas e Desejos para Forças Estelares


E ai pessoal, aqui quem fala é o Rafael Tanabe, trazendo mais um artigo da Smash Cards pra vocês. Com a nova coleção, Forças Estelares, chegando, eu decidi fazer um artigo sobre as minhas expectativas para a próxima coleção, analisando um pouco algumas cartas de coleções passadas. O artigo será dividido em duas partes, coisas que eu gostaria de ver menos no jogo e coisas que eu gostaria de ver mais. Bom, vamos lá então:


Coisas que eu gostaria de ver menos

Bom, a única coisa que eu realmente não gostava do jogo era a regra de alter egos (como alguns de vocês já devem saber), e com a última mudança de regras essa questão foi consertada, além das outras mudanças que só melhoraram o jogo em minha opinião. Tendo em vista isso, essas coisas que eu gostaria de ver menos não são coisas que eu acho que são totalmente ruins para o jogo em si, mas coisas que poderiam ser mais raras.

- Excesso de poderes nos personagens

A primeira coisa que eu gostaria de ver menos é tantos personagens com 3-4 poderes. O motivo de eu não gostar de tantos personagens assim com tantos poderes é que isso pode deixar o jogo menos diversificado. Muitas vezes um personagem pode entrar ou não em algum deck dependendo dos poderes que tem, e com tantos personagens com 4 poderes é mais fácil os personagens um pouco menos fortes serem esquecidos, pois os personagens mais poderosos entram muito mais fácil nos decks com tantos poderes.


Personagens como o Alto Evolucionário v1 ,por exemplo, ou Homem de Ferro v3, além de terem efeitos excelentes, possuem 4 poderes, o que facilita muito a inclusão deles em vários decks. Em MI a média de poderes por personagem era de 2,16, em DS essa média aumentou para 3 (2,93 se levar em conta os reprints).


- Cartas com efeitos muito fortes e sem drawback

A outra coisa que eu gostaria de ver menos no jogo são as cartas com efeitos extremamente poderosos e sem nenhum drawback, que acabam entrando em todos os decks por basicamente não terem contra indicações e terem o power level muito acima da média. São cartas como Cassandra Nova v1, Cavaleiro da Lua v2, Tumba do Drácula v1, etc. São cartas que aparecem em quase todos os decks, no caso da Cassandra e do Cavaleiro, eles podem não usar nenhuma habilidade do deck, não ter nenhuma sinergia com nenhuma carta, e são tão poderosos que acabam entrando mesmo assim.





Coisas que eu gostaria de ver mais

Agora vamos falar das coisas boas e legais que vieram nas últimas coleções e que eu gostaria de ver mais no jogo. No geral eu vejo o BS melhorando cada vez mais desde OS (parabéns Copag!), e muitas dessas melhorias são resultantes das novas mecânicas de jogo e novos incentivos para que decks diferentes existam

- Unidos Venceremos

Uma das coisas que eu mais gostei das ultimas coleções foi o grande incentivo a decks tribais e a grande variedade de mecânicas diferentes de um deck desses pra outro. Nas últimas coleções existem vários exemplos de cartas que, apesar de serem meio fracas sozinhas, dentro da sua afiliação são excelentes. São bons exemplos cartas como Fauce de Ébano v1, Klara Plast v2, Maximus, o Louco v1. Nas ultimas coleções eu tive a oportunidade de jogar com Ordem Negra e Fugitivos, e são decks extremamente divertidos em que você acaba usando vários personagens que não entrariam em nenhum outro deck.



- No Lugar Errado

Além de incentivar decks tribais, também vemos incentivos para outros decks não tribais, baseados em mecânicas do jogo ou combinação de poderes, o que eu também acho ótimo. Acho que as duas coisas são equilibradas muito bem, e é uma das coisas que eu mais gostei em DS, além de ter incentivo para tribais, como Fugitivos, Maggia, Defensores, também tínhamos incentivo para não tribais, como Magia e Predadores. Cartas como Sanctum Sanctorum v1, ou Mórbius v2, são bons exemplos de cartas que jogam com uma mecânica que não é tribal.



- Cartas boas mesmo fora de seu potencial máximo

Outra coisa que eu tenho gostado bastante são cartas que podem ser muito boas se usadas em um deck específico, mas que mesmo assim podem ser usadas em outros decks e estratégias sem serem horríveis. Bons exemplos são cartas como Medusa v2, que é excelente em Inumanos, mas que pode ser usada em outros decks e ser boa mesmo assim, Cabelo de Prata v1, que tem um bônus se usado em um deck Hidra ou Maggia, mas que é bom em diversos outros decks também. Outro bom exemplo é Decisão Extrema v1, que pode ser utilizada em quase qualquer deck, mas que se usada no Illuminati possui um efeito bem mais poderoso.



- Cartas com mecânica surpresa

Uma das mecânicas que veio em OS e que mudou completamente o jogo foi a mecânica de Surpresas. Com ela veio a possibilidade de resposta à diversas situações do jogo através de cartas da mão. Até então o seu jogo, no turno do seu oponente, era o que você tinha na mesa e a possibilidade de antecipar; Com a mecânica de surpresas tudo mudou, e agora nós temos um jogo muito mais dinâmico com muito mais possibilidades de resposta. Nos primeiros spoilers já vimos duas cartas com uma mecânica de surpresa, que a propósito parecem excelentes, mas eu gostaria de ver mais cartas surpresa na coleção, e possivelmente com ativações diferentes.


- Mais cartas com mecânicas únicas

Uma das minhas cartas favoritas de AQ é o Fantasma do Espaço v1, ele trouxe pro jogo uma coisa muito legal que é aproveitar um suporte que já não está fazendo muita coisa. Além do Fantasma, nessas ultimas coleções nós tivemos diversas cartas com mecânicas bem legais e diferentes, como o Dormammu v1, que pode ser usado como EV ou como um personagem normal, ou o Demolidor v3, que “ataca” um personagem assim que ele entra em cena. Nessas ultimas coleções nós tivemos diversos personagens com mecânicas bem diferentes, e eu gostaria de continuar vendo esse tipo de inovação no jogo.


- Mais ações com prontidão sem serem necessariamente ações de dano

A carta que eu achei mais divertida de DS foi o Dr Estranho v4, e em grande parte por ele ter uma excelente ação com prontidão, que pode ser muito versátil. Em várias das partidas que eu joguei com um deck de Magia a abertura com o Estranho era muito boa, com ele possivelmente comprando cartas com a Orbe de Agamoto v1, ou utilizando a ação do Dr Estranho v2 para procurar um item mágico. Uma coisa que eu acharia legal de ver mais no jogo são personagens ou habilidades com ações com efeitos diferentes e com prontidão; Por exemplo, um personagem que tem uma ação que incapacita em 1, ou que troca cartas entre dois personagens, ou que carrega cartas em algum personagem, ou que coloca cartas dos seus recursos na base do deck, etc. Com o grande número de respostas que o jogo tem hoje em dia eu acho que cartas assim poderiam existir e seriam bem legais.


- Mais cenários e suportes que geram recursos

Atualmente o BS está bem focado no domínio da cena, e uma boa abertura é bem importante para tentar manter esse domínio, consequentemente gerar mais recursos leva frequentemente à vitória. Nas ultimas coleções nós tivemos muitos cenários com essa função, e alguns suportes, tanto de uso geral, como Entrega Especial v1 ou Desfechos Paralelos v1, como de uso mais específico, como Emboscada Interplanetária v1, Banco v1, ou Descobertas Infindáveis v1, e uma das coisas que eu gostaria de ver mais no jogo é mais diversidade nesses tipos de cenários e suportes, trazendo mais opções aos jogadores.



Bom pessoal, essas são as coisas que eu gostaria de ver na próxima coleção, deixem nos comentários se vocês concordam ou discordam, ou se tem mais alguma coisa que eu não comentei mas que vocês gostariam ou não de ver. E já que tem um tempo ainda para a nova coleção, aproveitem para completar as cartas das coleções anteriores, a Smash estará com estoques renovados em breve. Até a próxima!


bottom of page