top of page

Especulações!


Bom dia galera do BS, aqui é o Rafael Tanabe e hoje venho trazer mais um artigo da Smash Cards pra vocês. O assunto de hoje é especulação, que, pra quem não sabe, são essas suposições que fazemos sobre o que vai ser bom e o que não vai ser bom antes de realmente usar e descobrir.

Normalmente nos Cardgames nós temos o Spoiler completo da coleção antes do lançamento, e conforme as cartas são reveladas os jogadores já vão montando diversos decks em suas cabeças, pensando em milhões de possibilidades, já planejando os decks que querem usar na próxima coleção. Através das nossas próprias ideias, e de ideias que ouvimos de outros jogadores, já vamos meio que catalogando as cartas, e já temos uma opinião de quão boa ela será antes do lançamento.


Em todos os Cardgames essa especulação afeta diretamente o Mercado de cartas, fazendo com que as cartas da coleção já possuam um preço antes mesmo de sair, e também modificam o preço de cartas que já existem, dado a chance dessas cartas jogarem bem com as cartas a serem lançadas. Mas o que afeta o preço de uma carta então?


Normalmente nós temos 3 fatores que vão influenciar o preço de uma carta: raridade, utilidade, popularidade e quantidade no mercado. No BS em especifico, é bem raro a popularidade influenciar muito o preço de uma carta, em contrapartida, a raridade influencia bastante no caso de ultra raras. Uma ultra rara é naturalmente mais cara que uma carta de outras raridades (com algumas exceções), mesmo sendo uma carta com menos utilidade. Podemos comparar por exemplo cartas como Odin v1 e Mercenário v2; apesar do Mercenário ser muito mais presente no metagame um Odin ainda acaba valendo mais. No BS nós acabamos tendo essas categorias de preços para as cartas: comum/incomum, rara, super e ultra, em que a maior parte das cartas acaba entrando num desses ranges de preços.

Além disso também temos a utilidade das cartas; normalmente uma carta mais forte, ou mais presente, vai ser mais cara (dentro do seu próprio “range de raridade”). Nós podemos ver um exemplo na coleção passada em que as cartas Cavaleiro da Lua v2 e Namor v1 tinham um preço maior no começo da coleção que Victor Mancha v2, pois a maior parte dos jogadores enxergou um potencial maior nessas cartas.


Devido a essa flutuação de preços, muitas vezes vale a pena comprar uma carta na pré-venda, pois ela pode aumentar de preço, mas também pode acontecer o contrário, e cartas abaixarem de preço depois de um tempo caso não atinjam o potencial esperado. Podemos usar o exemplo do Cavaleiro da Lua v2 e Namor v1 de DS, enquanto o Cavaleiro acabou se mostrando melhor que o esperado ele se solidificou como uma staple e possui um grande valor agora, enquanto o Namor acabou sendo mais fraco que a maioria dos jogadores pensava. O mesmo pode acontecer com cartas antigas, o lançamento de coisas novas pode acabar aumentando o preço delas, e podemos economizar aproveitando antes da coleção para comprar as cartas que precisamos. Mas como saber analisar corretamente isso? Como escolher o que comprar antes?


Normalmente não vamos conseguir uma garantia de 100% de eficácia em alguma carta, mas algumas coisas podem ajudar:


- Quanto maior o número de spoilers, mais certeiro poderá ser o palpite. Vamos pegar o exemplo do novo Deadpool, que a princípio parece bem bom. Mas imagina que nessa coleção também venha uma habilidade ultra ou super rara de regeneração, pode ser que isso seja uma garantia maior de que o Deadpool terá mais possibilidades de ver jogo.


- Acompanhar as discussões sobre as cartas novas em grupos (whatsapp, facebook, etc)também ajuda muito. Ouvir opinião de outros jogadores pode nos ajudar a identificar fraquezas que não vimos ainda em alguma carta ou ver um potencial numa carta que ainda não tínhamos visto.

- Testar as cartas antes também pode nos ajudar a ver o potencial delas, além de nos ajudar a familiarizar com elas para o evento de lançamento. Hoje nós temos uma ótima ferramenta para testes que é o BS Online, que, para quem possa adquirir, é uma oportunidade para testar tudo antes do lançamento, pois normalmente assim que o spoiler é lançado a equipe do BS Online já coloca as cartas no jogo e disponibilizam para teste. Caso você não tenha a oportunidade de jogar no BS Online, uma outra opção é fazer proxies para testar e jogar com seus amigos.


- No caso das cartas antigas, nós devemos tomar o cuidado com os reprints também. Cartas como a Gamora v1, da mesma forma que podem aumentar o preço caso o deck de Guardiões seja forte, também pode diminuir o preço caso seja reprintada na coleção. No caso de cartas antigas, as com a temática da coleção devem ter uma chance maior de serem reprintadas, então normalmente vale esperar pra ver, mas podemos ter cartas com uma sinergia boa com as demais, como Toque Antimatéria para os Novas por exemplo, e talvez essas sejam uma boa aquisição.


- A nossa equipe da Smash Cards vai lançar também um review das cartas da nova coleção quando tivermos o spoiler completo, caso vocês queiram uma opinião sobre o que achamos sobre o potencial das cartas também vale a pena acompanhar o blog.

A especulação normalmente tem um efeito benéfico para o jogo e os jogadores, pois ela gera informação, o que sempre nos ajuda a tomar decisões. Os casos em que uma carta tem o valor inflacionado devido à especulação são raros. No geral, se soubermos analisar bem as cartas, testar e discutir com outros jogadores, podemos ter uma boa ideia de qual deck pretendemos usar e quais cartas precisamos adquirir, e podemos ter uma ideia do valor dessas cartas. Tendo uma base de preço, conseguimos procurar boas ofertas ou leilões, e garantir as cartas que queremos usar logo no início da coleção.


Bom galera, eu vou ficando por aqui, deixem nos comentários as apostas de vocês para a próxima coleção! E acompanhem as promoções e leilões da Smash de pré-venda, pois temos ótimas ofertas pra vocês. Até a próxima!


bottom of page