top of page

Das HQs pro BS: Demolidor


Fala galera da Smash, venho lhes apresentar a DAS HQs pro BS, uma coluna que trará para o caro leitor, uma análise completa dos cards de Battle Scenes, com as histórias dos heróis e vilões mais amados da Marvel.


Em abril de 1964 o mundo das HQs viu o herói que não precisa enxergar para salvar vidas e lutar pelo que é correto perante a lei. Conhecido como o Homem sem Medo, o Demolidor agora ficou conhecido em todas as mesas do Brasil como o Herói que dá medo!


Saiba mais sobre essa alcunha, após analisarmos a configuração do card Demolidor v3 lançado na nona coleção intitulada de Ascensão e Queda pela Copag.

CONFIGURAÇÃO DO PERSONAGEM

Na introdução usamos o termo configuração, ele representa a distribuição de alinhamentos (herói/vilão), afiliação (grupo que faz parte), energia, escudo, poderes, textos fixos e ações que o card traz em sua constituição. O card em questão hoje será o Demolidor v3. Vamos analisar discriminadamente para que possamos entender o porquê de suas configurações.


Energia Inicial: Demolidor se apresenta com energia inicial 3, tendo em vista que se trata de um herói que de fato foi aprimorado, porém, ele agregou apenas características de reflexo, senso de localização e leitura de ações humanas. Dessa forma, não aponta sinais de durabilidade, o deixando assim, como um humano aprimorado, mas sem muita resistência física a ataques mais poderosos como uma sequencia de golpes do Hulk. Logo, podemos entender como coerente essa energia inicial do Demolidor.


Escudo: O Homem sem medo se apresenta com escudo decorrente dos sentidos aguçados pelo acidente com resíduos radioativos que tirou sua visão e em decorrência, aguçou todos os outros sentidos. Dessa forma, ele pode prever ataques, o que lhe permite escapar de vários deles, logo, permitindo ter uma defesa mediana.

Poderes: O Demolidor tem uma espécie de "sentido de radar". Esse radar foi usado como uma ação de antecipação do Demolidor v1 lançado na primeira coleção Universo Marvel de Battle Scenes. Levando em conta o contexto biográfico do Virtuoso, como também é conhecido, percebemos que ele tem uma distribuição de poderes dispostos com Agilidade e Ataque a Distância. Isso pode ser entendido rapidamente levando em conta o que foi exposto acima. Porém, expliquemos melhor. A agilidade se dá pelo fato de seu senso de localização ou ecolocalização. Isso também aconteceu com o Homem Aranha, o chamado “Sensor aranha”. Já seu ataque à distância, se deve em primeira instância ao seu cacetete (bengala), o que lhe permite lançar ataques através de lançamentos de objetos, no caso seu bastão.


Texto Fixo: Quando criança, Matt percebeu que um homem cego estava prestes a ser atropelado por um caminhão. Ele correu na frente do caminhão e empurrou o homem para fora do caminho. No entanto, o caminhão estava transportando resíduos radioativos, alguns caíram diretamente nos olhos de Matt, deixando-o cego. Com sua visão ausente, os outros sentidos foram ficando melhores, e ele foi capaz de "ver" através de um sentido radar. Esse “sentido Radar” é a chave para o texto fixo do Demolidor v3. Em termos mais técnicos, esse texto é definido como um gatilho.


Esse texto permitiu o Demolidor ganhar o Brasil, principalmente por neutralizar uma das maiores ameaças do Meta Game que é a Cassandra Nova. Pelo fato de sua configuração ser 3/1, os 4 pontos de danos causados pelo texto fixo do Homem sem medo a exclui da cena. Assim, seu sensor permite de forma antecipada, ou surpresa, atacar um oponente sem que ele perceba.


Ação: Ainda bebendo da ideia de radar, a Copag desenvolveu a ação – Bastão Retrátil - de custo zero (0) e o capacitando em (1) para dar suporte a seu texto fixo. O Demolidor v2 também foi lançado na coleção Poderes Ocultos tendo em vista essa temática. Ele bate 1+X imprevista, onde X é a energia inicial do alvo, dessa forma, ele desarma o oponente, zerando seu escudo e causando um penetrante.

Afiliações: O cards lançados do Demolidor vieram dois com a afiliação Aliados do Demolidor e um com Defensores. No entanto, levando em conta que o Battle Scenes/Copag lançam os cards com base em filmes e HQs, teremos ainda algumas outras afiliações que esperamos. Ele já foi membro dos: Virtuosos, Jovens Vingadores, Defensores, Tentáculo e S.H.I.E.L.D.

Para mostrar que podemos sim ao longo das coleções que virão esperar lançamentos dele com novas afiliações, temos o Demolidor do tentáculo, lançado na coleção do momento, Forças Estelares.


Breve Histórico:

Uma tragédia após a outra, assim foi a vida de Matthew. Após perder sua visão e ganhar sentidos aguçados, seu pai Jack Murdock, um promissor boxeador se recusou a vender a luta e foi assassinado. Matt perdeu a visão e ganhou sentidos sobre-humanos, perdeu o pai e ganhou um objetivo, a justiça. Porém... Isso mesmo, houve uma coisa que aconteceu com o Demolidor que poucos sabem. Quer saber? Então vem comigo.


O tentáculo é uma organização criminosa combatida pelo Punho de Ferro e pelo Demolidor. Porém, em um belo dia... Quer dizer, em uma sombria noite, tudo mudou. Quem a combatia passou a liderá-la. Não acredita? pois leia a afiliação da nova versão do demolidor.


Não acredita ainda? NÃO? Então me deixe contar a história verdadeira do Demolidor do Tentáculo.


Quando Elektra foi revelada como um Skrull, antes da saga Invasão Secreta começar, o Tentáculo acabou ficando sem um líder. E, para evitar que a organização fosse assumida por algum vilão ainda pior, o próprio Demolidor assume a tarefa de comandar a seita. Estranho né? Mas é a verdade.


O tentáculo mostrou na segunda temporada da série Demolidor a capacidade de ressuscitar pessoas, unindo a Besta com o corpo morto. Essa mesma besta se apoderou do Demolidor. Nessa época ele passou a agir de forma sombria, e finalmente a justiça reinou, mas a Justiça Sombria.


O termo Justiça é muito usado em se tratando do Demolidor. Tanto que o seu deck lançado na coleção Ascensão e Queda chama-se Justiça Cega. A ação do Demolidor Tentáculo é intitulada de Justiça Sombria. Mas e você, prefere a Justiça Cega ou a Sombria?


bottom of page