top of page

Estudando o Jogo: Criando seu Deck pt2

Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalve, Smash Brothers (and Sisters)!!! Tudo bem com vocês?!?!

Talvez alguns possam ter pensado: Ué, o Rafa parou de escrever para a Smash? Mas garanto a vocês que não é nada disso! Fiquei um tempo sumido das paradas de Bs, pois minha vida deu uma boa guinada no último mês. Mudei de casa, de cidade e de emprego, então foi uma correria danada e não pude escrever por um tempo.


Inclusive, eu tinha começado uma série que fala sobre construção de decks, lembram? Peço desculpas pela demora na continuação dos artigos, mas infelizmente era impossível escrever com a dedicação que vocês merecem. Bom, sem mais desculpas e delongas, vamos ao que interessa nesse blog, que é falar de Battle Scenes!!!

Certamente a galera tá muito empolgada com as novas possibilidades que Forças Estelares trouxe, já que ganhamos muitas afiliações com condições de jogo e novos cards de habilidades que reforçaram TODOS os poderes para o meta. Darei uma opinião mais pessoal e aprofundada em artigos futuros, porque no momento minha intenção é finalizar esta série sobre a construção dos decks.


CONSTRUÇÃO DE DECKS, PARTE 2 – GERAÇÃO DE RECURSOS

Na primeira parte deste artigo, falei muito sobre a importância das compras e como elas mantêm seu deck vivo, respirando e viabilizando sua estratégia. Só que algo tão importante quanto comprar, certamente, é gerar RECURSOS. Todos sabemos que para colocar personagens e suportes em cena precisamos dos recursos exigidos para cada card. Então, a geração de recursos é algo com que você precisa estar atento, na hora de montar seu deck, PRINCIPALMENTE se for jogar com deck de PODER CÓSMICO, já que as ações desse poder exigem o custo adicional de mandar cards dos recursos para a base do seu deck.

É fato que se você conseguir fazer teu deck comprar muito, acaba por ter uma fonte de geração de recursos, já que pode descartar cards para capacitar seus personagens, ou até mesmo fazer isso de forma livre. Mas aconselho que não subestimem as estratégias de geração de recursos, principalmente numa abertura de partida, já que elas podem lhe dar condições de começar com 4 ou 5 personagens, dependendo do deck.


Portanto, geração de recursos é algo que precisamos estar sempre atentos, para conseguirmos abastecer cada vez mais a cena com personagens e suportes importantes. E vale considerar que, com personagens cada vez mais autônomos, ou seja, cada vez mais eficazes com suas próprias ações, meio que não afeta tanto quando os cards que aparecem nos recursos não são tão úteis para usar no personagem, já que ele se vira bem sozinho. Mas as vezes os cards que “caem” nos recursos podem fazer falta. Então, esse é outro aspecto que o jogador precisa ter cuidado, pois em determinado momento do jogo ele pode precisar gerar mais compras do que necessariamente recursos, exigindo um cuidado na decisão de acionar textos que podem “queimar” para os recursos um card que ele queria ter em mãos.


CENÁRIOS!

Há uma boa quantidade de opções de cenários que geram recursos para o jogador, podendo variar de genéricos a específicos de afiliações, mas geralmente sendo bem úteis para ajudar na tarefa de aumentar suas possibilidades de colocar personagens e suportes em cena. Claro que os cards que eu indicar são os que mais podem ver jogo, mas se buscar com cuidado, vai perceber que há uma boa quantidade desse tipo de cenário, mas nem todas são tão viáveis.


Vamos começar com alguns exemplos que ajudam determinadas afiliações:

EMBOSCADA INTERPLANETÁRIA, LAVAGEM DE DINHEIRO, ASSALTOS NAS VIZINHANÇAS e ILUMINAÇÃO INUMANA são bons exemplos de cards que ajudam abrir a partida gerando uma boa quantidade de recursos e possibilitando uma abertura com mais personagens em cena. Ok que ASSALTOS pode estar um pouco fora de moda, já que não vemos mais os personagens do Sexteto Sinistro jogando tanto. Mas se tivermos uma coleção que explore o novo filme do Cabeça de Teia, pode ser que o Abutre ganhe um card v2 e sua afiliação volte aos palcos...aguardemos.

Evidente que, de todos os que mencionei, EMBOSCADA é o que ganha destaque, pois além de gerar uma quantidade absurda de recursos, ainda tutora o Thanos para a mão do jogador. ILUMINAÇÃO também pode ser a saída para uma abertura mais forte com os Inumanos, já que para cada 3 Inumanos que você conseguir colocar em cena, praticamente já garante recursos para mais 1!


Dos cenários que independem de afiliações para funcionar, ganham destaque, sem sombra de dúvida, o PRESENÇA ESTARRECEDORA, que gera uma quantidade absurda de recursos e acelera MUITO a capacidade de uma abertura forte e com muitos personagens em cena. Se você tem um deck que usa muitos personagens com Telecinese (poder gerador de recursos por excelência) não deixe de colocar ao menos 2 cópias desse card...vai deixar teu deck monstruoso de rápido.

DESFECHOS PARALELOS também ganha sua vez, já que garante uma boa quantidade de recursos e posteriormente uma compra. Acaba somando 2 efeitos bons em apenas um card, mas geralmente perde espaço nos decks, por sempre parecer que tem algo melhor. Eu gosto do card e já me ajudou em partidas.


Se o teu negócio é jogar com cósmico, não é segredo que INVASÃO CÓSMICA e DEFLAGAR O CAOS são cenários que vão manter a rotatividade do seu deck e permitir que você sempre possa fazer suas ações cósmicas.


SUPORTES

Há um fato que me incomoda um pouco em BS. Não sei se notaram, mas existem muitas opções de geração de recursos com suportes para VILÕES! Vamos contar? BANCO, CRIPTA ANCESTRAL, MINÉRIO CLANDESTINO...TODOS esses suportes geram um ótima quantidade de recursos de forma instantânea, mas exigem que vilões estejam em cena. BANCO é uma excelente opção para decks que utilizem muitos personagens da mesma afiliação. MINÉRIO pode cobrar uma incapacitação de um vilão, mas gera quase o mesmo tanto de recursos, CRIPTA é ainda mais excelente para TENTÁCULO, já que também concede reviver para algum personagem deles nos recursos.

E agora, quais são as opções para Heróis, nesse sentido?!...

Achou?!...AH, MANSÃO XAVIER?! É, temos visto muitos XMEN jogando por aí! Hahahaha

Talvez uma opção seja CONVERSOR MOLECULAR, mas além dele exigir uma incapacitação de um gênio, seu efeito não é instantâneo. Mas pode ajudar um pouco, principalmente se o deck tiver FANTASMA DO ESPAÇO.


HABILIDADES

AAAAAAAHHHHH...nesse caso tudo fica mais democrático (ou não?), pois quando o assunto é card de habilidade, não tem alinhamento que tem mais vantagem que os outros. Acredito que a melhor maneira de começar a falar de geração de recursos com esse tipo de card seja através das investigações: PARANORMAL, DESCUIDADA, DESTRUTIVA, INCAUTA e CURATIVA podem gerar uma boa quantidade de recursos logo no começo da partida. Desses que mencionei, a CURATIVA é a única que não gera recursos de forma imediata, sendo provavelmente a menos usada, hoje. Todas as outras chegam praticamente ao mesmo resultado, mas uma ou outra tem suas peculiaridades, hora podendo reaproveitar algo que caiu nos recursos (DESCUIDADA), outra podendo reciclar os cards que inicialmente estavam no personagem (INCAUTA), ou até mesmo gerando maior quantidade de recursos, dependendo da vida inicial do personagem (DESTRUTIVA). Temos também a INVESTIGAÇÃO AÉREA e QUÂNTICA que também geram recursos, além de compras, mas aí estamos falando de uma quantidade menor, mas que também pode fazer diferença na abertura.

DESOBSTRUIR é uma opção excelente para causar dano E gerar recursos ao mesmo tempo. Por ser uma ação de antecipação, você pode bater em seu oponente e já garantir recursos extras para o próximo turno. Com a possibilidade de personagens com SF ganharem mais espaço nos decks principais, essa pode ser a hora desse card ganhar um slot ou dois no seu deck.


FOGO FÁTUO também pode se mostrar um tremendo gerador de recursos, mas ele tem uma exigência a mais que DESOBSTRUIR, que é o personagem ter ATK ENERGÉTICO e TELECINESE, porém, QUALQUER ação de ATK ENERGÉTICO vai poder gerar 2 de recursos. Ele pode combar bem com Investigação Crepitante e permitir que você compre E gere recursos, mas é uma combinação que depende de 2 cards e 1 personagem que possua ambos os poderes, tornando-se mais difícil de acontecer.

TELECINESE possuí uma lista considerável que cards de habilidade que geram recursos, ganhando destaque o FENÔMENOS SOMBRIOS, que causa dano sempre que um efeito de TELECINESE mande cards do topo do deck para recursos. Nosso Redator MARCELO SÁ chegou a escrever um artigo para um deck que utiliza esse tipo de efeito ao seu favor.

Não posso deixar de mencionar o FRAGMENTO DE ASTERÓIDE, card que ganhou protagonismo evidente, agora que decks com poder cósmico ganharam os corações de muitos jogadores. Esse card somado aos cenários INVASÃO CÓSMICA e DEFLAGRAR O CAOS, pode gerar uma boa quantidade de recursos e manter suas ações cósmicas no páreo!



PERSONAGENS

Há uma quantidade de personagens limitada que pode ajudar sua afiliação na tarefa de gerar recursos. Geralmente esse tipo de efeito exige que você tenha em cena somente personagens que compartilhem daquela determinada afiliação (o que pode acabar por limitar seu deck), mas às vezes compensa pela grande quantidade de recursos gerados. VÍBORA, VAPOR, GATA NEGRA V2, HARPIA, CORVUS GLAIVE, BATEDOR DA ORDEM NEGRA, MARVEL BOY, entre outros, estão nesse hall de personagens geradores de recursos, que podem acelerar bastante teu deck e estratégia.


Bom pessoal, vou finalizar essa parte 2 do artigo por aqui. No próximo vamos falar da importância das surpresas na montagem do seu deck e perceber que é muito importante ter uma ou duas cartas na manga, para surpreender teu oponente e mudar completamente o jogo.


Espero que tenham gostem desse artigo de retorno e que possam melhorar cada vez mais os seus decks. Deixem nos comentários as opiniões, elogios e críticas. Tem algum card que eu deixei de mencionar e você achou que deveria constar nesse tema? Ficarei feliz com sua contribuição! Comenta lá! ;)


Bons jogos, galera!

Forte abraço!


bottom of page