top of page

O Metagame pós BSFE


Fala Galera! Já estamos chegando no primeiro mês com a coleção Forças Estelares e já sentimos muito o impacto dela no Metagame!! Se dizíamos que o jogo tinha atualizado pra versão 2.0 com as novas regras/bans, podemos dizer agora que chegamos na versão 2.1!


Todos nós já descobrimos que a velocidade do jogo aumentou MUITO! Agora um turno que você passa sem fazer ações ou responder algo, meu filho, seu caixão já está sendo preparado. E os maiores “culpados” por toda essa corrida no jogo são as novas afiliações, mais precisamente Krees e Tentáculos.


Os Krees colocam vários monstros em cena no primeiro turno, Com inteligência Suprema, Investigação Destrutiva, Astronave Kree e Convocar Reforços, o deck consegue filtrar todas as ameaças do deck pra colocar na mesa no turno 1. E como se não bastasse descer a mão inteira de uma vez só. Após essa brincadeira toda, ele ainda compra muito com o texto fixo do Capitão Mar-Vell, uma das estrelas. do deck.

Já considerado o novo Tier God da edição, o Tentáculo tem uma consistência muito forte, com várias vertentes de jogo e ainda uma ótima defesa. Liderado (Literalmente) pelo Demolidor, o deck de minions que no começo dos spoilers nem eram levados em consideração, hoje já assustam muita gente, que ainda não descobriram o caminho certo de como se defender desse exército que assombra qualquer um com Facção Mortal. Sabemos que o deck não é imbatível, se um jogador vier com uma mão sem defesas ou não conseguir buscar pelo menos 3 tentáculos para desencadear o jogo, as coisas ficam difíceis.


Correndo por fora dos holofotes, temos também a Tropa Nova, que usa toda a força do Poder Cósmico, abusando muito das habilidades de custo com Energia Cósmica. Vários integrantes da Tropa parecem inofensivos no começo, mas quando se unem, viram uma verdadeira bola de neve de efeitos. Buscam personagens, compram cartas, voltam personagens do recurso. Toda essa interação combinada ao forte dano de ações cósmicas como Toque de Antimatéria, podem ser letais para muitos personagens. O dano na preparação com o Toque + o Lider Nova Primordial, é absurdo e pode acabar com o plano de antecipação de qualquer deck.

Por enquanto, o grande patinho feio da edição, veio do Tapete Vermelho, como diz a própria Copag. Os Guardiões da Galáxia prometeram muito na época de spoilers, mas até agora não fizeram jus a sua fama nos campeonatos. Não temos dúvidas quanto a qualidade do deck, mas ele pode ter tantas combinações, jeitos e listas diferentes, que ainda não conseguiram encontrar uma lista ideal para o deck. Mas calma amigos, ainda estamos no primeiro mês de edição. Certeza que até o Royal algum GdG já estará voando! Enquanto isso, podemos falar de algumas combinações ótimas que vimos nos primeiros treinos. A famosa Serpente da Lua, que tínhamos algumas dúvidas sobre sua jogabilidade, traz inúmeras possibilidades para o deck, mas já vimos alguns combos que dão tanto dano que você ficaria surpreso. Adam Warlock também já mostrou para o que veio e toda a sua versatilidade para comprar, bater e regenerar seus amigos. Já imaginou ele com Vertigem protegendo todos os guardiões? Enfim, Guardiões são tão complexos que ainda precisam de muito estudo dos jogadores, mas será que ainda sim eles acompanham o ritmo frenético dos tentáculos e Krees?


Mas não é só de novidades que se joga esse joguinho, não é mesmo? Alguns decks ganharam ótimos presentes, outros decks ressurgiram para tentar parar as novidades do momento. A primeira ideia que surgiu para combater toda essa onda de afiliações, foram decks baseados em No Lugar Errado, que abusam muito do controle para atrapalhar o oponente. Nosso também redator Rafael Tanabe que já é expert desse estilo de jogo, faturou o primeiro Campeonato Online com a edição nova.

Outro deck que também ganhou um presentão com essa nova edição é o de Thanos, que ganhou uma Joia nova para poder usar seu texto fixo, enquanto o deck ganhou mais uma vertente com os Guardas do Infinito, mais uma vez comandados pelo Adam Warlock e Gamora, que são adições muito fortes para um deck que já era super explosivo e fatal nas mãos certas. Os Inumanos também ganharam uma sobrevida com a edição, agora que ganharam um novo tutor e mais uma fonte de recursos. Leva e Traz pode buscar Gorgon e Triton, que são finishers e podem levar uma mesa inteira do Tentáculo por exemplo.


Magia, que já era forte, também aparece bem posicionado nesse novo ambiente, mas com algumas variações diferentes. Magia agora anda lado-a-lado com Tentáculo, NLE e até com Defensores, que tem muita força, mas que ainda estão buscando seu lugar ao sol. O deck sofre com o mesmo problema dos Guardiões da Galáxia, tanta variação e poder que fica difícil de saber como jogar com a filiação.

E os antigos reis do formato? foram destronados?

TEM Q BANIR PLANOS!!! Ufa, já estamos há um mês sem ouvir essa frase. Agora na verdade ninguém mais fala sobre Planos de Infiltração, Genialidade / Lâminas, e que descanse em paz, Stark! O Hype da edição nova está tão grande que esses decks caíram no esquecimento. Talvez eles não consigam aguentar a velocidade do formato atual, mas fica o questionamento, será que o reinado deles realmente acabou ou eles só estão de férias? Vamos esperar alguns meses, mas já é certeza que pelo menos o Toolbox continua vivo. O deck tem tantas variantes que é muito fácil se adaptar ao novo ambiente. Dizem por ai que a sua nova fase abusará do Poder Cósmico.


Bom pessoal, essa é nossa pequena análise sobre a mudança no ambiente que a edição Forças Estelares trouxe ao nosso querido jogo, que agora respira novos ares e planeja vôos mais altos. E você, qual sua aposta para esse novo formato? Esquecemos de algum deck? Conte pra gente!

Abraaaaaaaaaços!


Nota do Redator: GIFs temáticos de GOT para aproveitar o Hype da temporada nova que está chegandoooo!


bottom of page