top of page

Importância das Joias do Infinito: Tempo


Olá, pessoal! Aqui quem fala é Érika e no meu primeiro artigo para a Smash estarei trazendo para vocês informações bem interessantes sobre as nossas queridas e mais usadas Joias do Infinito. Este artigo tem um caráter bem informativo principalmente para o público jovem no jogo, mas sempre é bom relembrar e acrescentar informações, não é mesmo? ;)


Para quem curte e conhece o universo Marvel, sabe que as Joias são artefatos com um poder extraordinário, e são divididas em seis: Alma, Espaço, Mente, Poder, Realidade e Tempo, cada uma possui diferentes cores em função das variadas retratações do Universo Marvel.


Enfim, vamos falar sobre a influência desses artefatos tão poderosos no Battle Scenes e saibam que não é pouca, visto que esses itens únicos são utilizados em boa parte dos decks, o porquê disto ocorrer? Veja a seguir.


1° Lugar: Joia do Infinito – Tempo

A primeira Joia e minha preferida é a do Tempo, lançada no jogo na coleção Ofensiva Surpresa, que trouxe consigo uma queda no Meta Ímpeto que assolava os campeonatos na época. Seu texto a caracteriza como Item Único, exigindo que só tenha uma única cópia no deck (ainda bem). Além disso, ela faz com que os OUTROS personagens em cena não possam usar ações no turno que entram em cena e para piorar ainda mais as coisas, as ações imprevistas destes mesmos personagens não podem ser usadas durante a Fase de Preparação.


“Por que que a palavra ‘outros’ está em Capslock? ” Eu destaquei OUTROS, para ressaltar o fato de que o personagem que carrega a Joia do Tempo, é o único permitido a usar as ações que ela trava, as de prontidão e imprevistas. Sim! A Joia trava tanto os seus personagens quanto o do oponente.


“Mas o que acontece se um personagem que o oponente controla e um personagem que eu controle estiverem carregando ambos a Joia do Tempo?” Então, todos os personagens em cena estão impedidos de usarem ações de Prontidão (Ações que podem ser usadas no turno que entram) e ações imprevistas.


“Então significa que eu não posso usar ações imprevistas mais?” Durante a Fase de Preparação não, mas você pude usar essas ações durante sua Fase de Ataque ou sua Fase de Antecipação, contanto que o personagem não tenha entrado em cena no turno em questão.


“Nossa que coisa chata” Bastante, não é!? Em minha humilde opinião, esta é atualmente a Joia mais forte de todo o jogo, pois ela de certa forma é considerada um travamento para as ações ditas acima. Ela é tão chata porque boa parte das cartas que geram recursos e/ou compras são as nossas queridas Investigações, e elas devem ser usadas durante a Fase de Preparação de preferência.


“Não entendi porque devem ser usadas na Fase de Preparação e não no combate.” É bem simples, em determinadas situações o seu oponente está com uma mesa lotada de personagens e boa parte deles estão antecipando, e faz-se necessário comprar aquele trava ou gerar recurso para ela antes dele antecipar, por isso é tão importante fazer essas duas coisas durante a Fase de Preparação.

Como combater a Joia do Tempo

Acho que deu para entender um pouco sobre essa carta, não é mesmo? Agora vamos entender um pouco sobre como combater essa cartinha chata. Existem diversas formas de counterar a Joia do Tempo, aí vão algumas:


Colecionador - Coleção: Invasão Cósmica / Versão Promo

Opção muito boa para tirar Joia, pois seu texto envia um Item Único que estiver sendo carregado por personagem ou suporte para a base do deck do jogador, e para melhorar, o capacita em 1 se fizer isso.


Prós: Se capacita, caso alguém esteja carregando item único, e possui bom dano na preparação. Muito usado em decks de cósmico.


Contras: Bastante pesado devido a sua configuração de vida, necessário 5 de recursos que nem sempre estarão disponível.



Mercenário V2 - Coleção: Ascensão e Queda

Opção perfeita para decks de genialidade que usam Planos de Infiltração, pois você o buscará para sua mão. Em seu texto, ao aprimorar, você pode descarregar qualquer carta que estiver sendo carregada por um personagem e envia para base do deck do jogador.


Prós: Só tem coisa boa, pois não descarrega só item único, e sim, qualquer carta, podendo enviar aquela antecipação chata.


Contras: Necessário pelo menos 2 cópias para o aprimoramento funcionar e só é bem utilizado nos decks com Planos de Infiltração ou que busquem ele, como o de Thunderbolts.



Senhor das Estrelas V2 - Coleção: Forças Estelares

Mais nova forma de tirar Joia, seu texto é muito parecido com o do Colecionador, a diferença é que não se capacita ao fazer isso e tira só do oponente.


Prós: Boa configuração de poderes, fazendo com que entre em bastante decks, antecipação muito boa e um pouco mais leve que o colecionador.


Contras: Sua raridade dificulta um pouco sua aquisição, mas é bem utilizado em boa parte dos decks.






Tumba do Drácula - Battle Box Criaturas Noturnas

É e não é uma forma de parar Joia, pois esse suporte ele trava um personagem e pára os textos, porém ele só trava os textos se possuir dois ou mais personagens Predador em cena. Não é uma boa opção.


Prós: Trava as ações de um personagem.


Contra: Só vai parar os textos, caso possua dois Predadores em cena. Ou seja, só é opção de parar Joia, caso esteja nos decks dos Predadores.







Câmara Neutralizadora - Coleção: Ofensiva Surpresa / Promo

Melhor opção para travar textos dos personagens e das cartas que ele carrega, inclusive os textos da Joia do Tempo. Diferente da Tumba do Drácula, não há restrições, entrou travou texto.


Prós: Boa configuração de vida e entra em boa parte dos decks.


Contras: Muito fácil de ser alvo de Inutilizar (carta de lâmina que destrói suporte e ainda leva pros prêmios do seu oponente.)







Prisão 42 - Coleção: Guerra Civil

Ótima opção para travar os personagens e os textos dele, eu diria que é uma Tumba do Drácula pesada e que não precisa ter os Predadores. Entretanto, ela não pode ser colocada em Aliados do Homem de Ferro.


Prós: Muito boa, pois trava ações e textos.

Contras: Não trava Aliados do Homem de Ferro e levemente pesada











Artefato Falso - Coleção: Guerra Civil

Opção de tirar item único através de cenário, ou seja, não precisa gastar nenhum recurso para fazer isso.


Prós: Não gasta recursos;

Contra: Gasta o cenário do turno para fazer isso e as vezes é preciso usar um cenário melhor.











Decisão Extrema - Battle Box Conspiração Illuminati

Opção utilizada quando se usa personagens com a afiliação Illuminati no deck, pois ela bate 4 de dano na preparação, caso você descarregue um personagem com essa afiliação.


Prós: Não gasta recursos, na verdade gera recursos ao descarregar o personagem para os recursos.

Contra: Por ser um dano passivo, é parado por União Inabalável e Solidão Inabalável, cenários surpresas que param esse tipo de dano. A Joia não é enviada para base e sim para os recursos.




Observações

Essas cartas são muito úteis para evitar que a Joia do Tempo o atrapalhe em determinadas situações, mas gostaria de ressaltar alguns fatos de que as opções que enviam a Joia para base são as mais eficientes, pois as opções que deixam em cena (Câmara Neutralizadora, Prisão 42...) ou as que a enviam para o recursos (Decisão Extrema), podem voltar a te perturbar.


“Como assim podem me perturbar? Eu não a tirei de cena de certa forma?” Sim, você tirou, mas existem formas de burlar isso. Por exemplo, no caso da Decisão Extrema, que envia sua Joia para os recursos, o oponente pode trazê-la de volta com Homem-Formiga, Jaqueta, Enfermeira e com ações que carregam cartas do recursos de volta ao personagem, fazendo assim com que seus planos de bater na preparação e/ou em prontidão fossem por água abaixo.


“Entendo. Mas e o caso da Câmara Neutralizadora e Prisão 42? Como vão tirar ela de lá?” Olha, existem cartas que podem permutar cartas de habilidades entre personagens, como Sincronismo e Trabalho em Equipe, que estão aparecendo bem ultimamente em alguns decks. Neste caso, você só fará ações durante a imprevista, mas se estiver pretendendo usar ações no combate com Prontidão, seu oponente pode ser mais esperto e parar seu ímpeto.


Ah! Queria também lembrar que as opções Colecionador e Mercenário, são opções que você pode tirar a Joia de personagens que você controla, as vezes pode ser bem útil.


“Por que diabos eu iria tirar a minha Joia e tirar um ponto de vida meu?” Lembra que eu disse que a Joia do tempo também trava os seus? Então, as vezes faz-se necessário remover sua própria Joia em prol de uma possível vitória.

Conclusões

Então é isso pessoal, com essas informações vocês aprenderam do que a Joia do Infinito – Tempo é capaz e sabem também como ter aquela carta para combater, caso ela esteja te preocupando durante o jogo. Decks voltados para dano e estratégias usados durante a Fase de Preparação e aqueles que usam ações de Prontidão, vão sofrer bastante caso não tem opções de parar ou tirar a Joia do Tempo do oponente. Além disso, se você não souber usá-la corretamente, a SUA Joia irá te travar também, então prestem atenção.


Como falei no começo do artigo, estas informações são para públicos jovens no jogo e espero de coração ter contribuído para seu desenvolvimento. Também espero que este artigo tenha sido útil para os jogadores mais experientes.

Por fim, espero que tenham gostado e fico grata com as críticas e sugestões.

Até o próximo artigo sobre as outras Joias! o/



bottom of page