top of page

Estudando o Jogo: Criando seu Deck pt3


SURPRESAAAAAA!!!

Fala, Galera que tá sempre ligada no Smash Blog, tudo bem?!?!?!

Eu comecei o artigo com aquela afirmação em destaque porque é exatamente disso que vamos falar, hoje: SURPRESAS!!! Depois de falarmos de compras e de geração de recursos, a parte 3 da série “Criando seu Deck” vai focar em um tipo de card que você PRECISA ter no seu deck. O motivo disso a gente vai ver nos próximos parágrafos! ;)

Se você perguntar para a maioria dos jogadores de Bs, eles vão confirmar a importância que esse tipo de card ganhou no jogo. Os cards de efeitos surpresa chegaram na coleção OS e desde então ganham cada vez mais espaço (e slots) nos decks mais fortes de todos os formatos do jogo!


As surpresas podem ser encontradas em todos os tipos de cards, geralmente apresentando alguma defesa contra determinado tipo de jogada, compondo o hall de melhores defesas que você pode ter em seu deck, já que elas podem vir da mão e pegar o oponente desprevenido.


Mas por que é tão importante usar cards surpresas?!...Essa é uma pergunta muito fácil de responder! Antes de OS, o jogo era definido pelos cards em cena, ou seja, aquilo que você podia ver era o que podia acontecer. Explico, enquanto o jogador estava na fase preparação, montando sua mesa e pensando em como se defender das antecipações do oponente, ele tinha a visão total do que poderia acontecer naquela partida. Essa informação orientava suas decisões, permitindo que ele se defendesse da melhor forma possível. Só que quando a mecânica das surpresas apareceu isso mudou drasticamente! Surge um fator inesperado, algo que poderia entrar em cena direto da mão do jogador e mudar completamente o rumo daquela partida.


Quer um exemplo?! Em minha última partida, no Royal do ano passado, eu tinha 10 pontos de prêmios, havia travado a única antecipação que poderia parar os ridículos 6 de dano penetrantes que meu Raio Negro causaria...fui pro jogo sem dó, era a jogada final para alcançar os 15 pontos e ir para a semi-final...mas o Matheus Varela tinha na mão não uma, mas DUAS AMARRAS INVISÍVEIS, fazendo com que eu perdesse o poder de fogo e mais pra frente perdesse a partida...








Esse é apenas um exemplo de como os cards surpresas podem mudar completamente o que se vê em cena, e aí que mora o charme dessa mecânica, pois ela trouxe um nível muito mais profundo de estratégia para as partidas, criando situações que geram jogadas emocionantes e ESMAGADORAS!!! (Entendeu a referência?!)


EFEITOS DAS SURPRESAS

Talvez o grande trunfo das surpresas seja o fato de que, geralmente, elas desencadeiam algum efeito quando carregadas em personagens que possuam aquele poder. Esses efeitos são os principais argumentos para te convencer (se é que já não está convencido) de que vale muito a pena separar slots para esse tipo de estratégia. Eles costumam ser compatíveis com a característica marcante de cada poder, vide o exemplo das Amarras Invisíveis, que incapacitam em 1 ou 2 um personagem, efeito muito presente em cards do poder elasticidade. Tecnoassalto, que talvez tenha sido o primeiro card surpresa de peso, permite que o oponente compre 2 cards, Surpresa Dolorosa causa incríveis três pontos de dano, e assim por diante.


Obviamente, o tipo de deck que você escolheu para jogar vai ser o fator que determinará quais cards de efeito surpresa irá compor o seu arsenal de habilidades. Eu particularmente acho importante levar em consideração a quantidade de personagens que podem usar aquele card surpresa e desencadear seu efeito. Exemplo: Os decks que a coleção FE trouxe são muito ricos em personagens com Poder Cósmico, isso torna claramente o DESASTRE METAFÍSICO como uma das melhores opções como escolha de habilidade surpresa, isso porque as chances de você ter um personagem em cena que poderá usá-la é muito positiva.





Para auxiliar na sua escolha tenha sempre em mente o que você pretende com seu deck, se ele é mais agroo, pode ser que tenha muitos personagens que abusem de Super Força, tornando a SURPRESA DOLOROSA uma opção mais condizente com o deck. Personagens em um deck control tendem a ter muita telepatia, fazendo assim que o SEDUZIR seja uma opção mais viável. Claro que o jogador pode optar por ter uma variação de surpresas no deck, geralmente quando existem muitos poderes variados nos personagens escolhidos, o que pode lhe oferecer uma leva de opções que podem deixar o oponente sem saber o que esperar, mas em contrapartida pode fazer com que você tenha uma surpresa na mão, mas não tenha um personagem com aquele poder para usá-la.

SURPRESAS CORINGAS

Mas nem só de surpresas de habilidades que vive o seu deck, existem aquelas que podem (devem?) sempre constar em sua lista final. Geralmente esses cards surpresas são cenários ou personagens que apresentam defesa contra alguma mecânica do jogo, dificultando assim a estratégia do seu oponente.


Exemplos muito claros disso são os personagens Homem Formiga e Jaqueta Amarela, que foram os pioneiros dessa mecânica, geralmente impedindo o efeito de algum tipo de ação, fosse ela imprevista (Formiga) ou de Prontidão (Jaqueta). Este último tem voltado a aparecer no meta game, já que pode ser facilmente tutorado com a habilidade LEVA E TRAZ, por possuir Super Força como poder básico, dando assim um recurso para impedir o ímpeto do oponente, além de ter uma boa ação com custo baixo e dano variando de acordo com a capacitação do personagem. Já o Formigod nunca perdeu seu charme, principalmente por ter seu texto ativado por um tipo de ação que anda muito famoso ultimamente, sendo assim um importante counter no jogo... mas será que dá pra achar espaço no deck para ele, com tanta coisa boa que a nova coleção nos trouxe???


Dois camaradinhas que também fazem muito bem o papel de counter surpresa são os skrulls! Essa afiliação nunca teve uma representação forte no cenário do jogo. Eu não sou muito conhecedor das HQ´s, mas é triste ver uma saga tão famosa e significativa não ter uma boa representação no jogo. Isso se dá provavelmente pela natureza da habilidade dos Skrulls (metamorfos), mas algumas figurinhas carimbadas bem que poderiam dar as caras nas cenas de Bs, como Super Skrull, por exemplo.







Mas voltando ao jogo, de fato, o Taumaturgo e Telepata Infiltrado certamente são Cards Surpresas coringas que não fazem mal algum em compor sua lista. Isso por que, se você pensar com calma, vai perceber que eles não foram pensados para estar em cena, e sim para serem counters de algum tipo de mecânica. A diferença está que eles fazem isso sem exigir qualquer recurso, porém dando pontos de personagem para o oponente, em troca de uma compra e um efeito cancelado. O Telepata vem para fazer algo semelhante ao Formigod, mas somente na fase de preparação e sem as vantagens que o Formiga oferece. Já o Taumaturgo é a grande estrela desses novos cards surpresas! E eu digo isso porque, no próximo artigo dessa série, eu vou falar da importância que a busca de cards no deck (tutoramento) ganhou no jogo. Não que tutorar nunca tenha sido bom (Tony Stark não foi banido à toa!), mas essa coleção trouxe tantas opções desse tipo de mecânica para o jogo, que ter uma resposta para isso pode ser a diferença entre uma mesa cheia de Ninjas, ou uma vitória tranquila, com apenas 2 ou 3 personagens para serem nocauteados e muito pouca chance de seu oponente voltar com força na partida. Sabemos também que CONVOCAR REFORÇOS voltou a brilhar com as novas mecânicas, e o Taumaturgo é a arma perfeita para se defender contra essa jogada. Portanto eu aconselho enfaticamente que você separe algum espaço para esse personagem.


Os cenários também podem ser considerados coringas, já que geralmente são abrangentes em suas defesas. União Inabalável continua sendo de suma importância, para poder se defender de danos que não tem origem em ações, ainda mais que Poder Cósmico voltou às paradas de sucesso e o card REFRAÇÃO CÓSMICA assombra novamente ali dos recursos. Além do mais, por ter seu texto ativado quando QUALQUER personagem em cena receba dano que não seja de ação, você pode usá-lo para livrar-se de um cenário inconveniente que atrapalha sua jogada e personagens que controla, sem ter que gastar aquele dano extra à toa. Além de sempre evitar aquela SURPRESA DOLOROSA que, mesmo um pouco esquecida, ainda é perigosa e pode conceder a vitória ao seu oponente.


União Inabalável é um card que, naturalmente defende determinada afiliação, mas agora temos a versão SOLITÁRIA do card, que proporciona a mesma defesa, só que para qualquer personagem (individualmente), além de estender para suportes, protegendo muitas vezes aquela Tumba tão frágil, mas que você precisa tanto.












Outro card que merece destaque é VAZIO TEMPORAL! Sabemos que não é mais incomum personagens fazendo mais de uma ação por turno. E também sabemos que isso pode ser extremamente perigoso de dolorido (quem enfrentou Guardiões sabe bem do que estou falando). Mas esse cenário oferece um excelente counter para essa chuva de ações que um oponente pode descarregar sobre você! Fazendo com que muitas vezes as contas que seu oponente fez para nocautear seus personagens não batam, oferecendo-lhe um respiro final. Nem preciso dizer que é a melhor defesa contra DESASTRE METAFÍSICO, já que essa surpresa vai fazer os personagens executarem muitas ações e provavelmente causar um bom estrago.

OS CONTRAS

Peraí, Rafa...mas existem os contras de usar cards surpresas?!?!?!...Bom, para tudo na vida, é necessário que exista a parte ruim do negócio, então vamos a elas!

Cards surpresas geralmente têm seus efeitos mais poderosos se eles vierem da mão do jogador. Isso significa que às vezes você pode deixar de descartar um card para capacitar algum personagem, ficar com menos recursos e consequentemente não colocar mais um personagem ou suporte, em cena, e que talvez façam falta na hora de antecipar seu oponente. Isso pode fazer com que o jogador perca um tempo tomando uma decisão, na partida, pois esse tipo de escolha pode ser a diferença entre vitória e derrota. Então pense sempre muito bem se vale a pena deixar de colocar mais um personagem em cena, ou perder aquele card surpresa que pode pegar seu oponente desprevenido...nunca é uma decisão fácil!


Outra coisa que pode ser ruim para as surpresas são as jogadas que tombam cards do deck para os recursos e personagens ou suportes que são materializados. Como você raramente tem controle sobre os cards tombados, pode acabar perdendo importantes surpresas, ficando assim mais previsível contra um oponente perigoso, mas fazendo isso em troca de velocidade...é sempre uma escolha difícil, uma estratégia diferente, e isso enriquece muito o jogo!


Bom, galera! Espero que vocês tenham gostado de mais essa parte da série! No próximo artigo nós vamos falar sobre a importância de tutorar os cards no seu deck, agilizando assim sua estratégia.


Um forte abraço!

Deixem seus comentários!

;)



bottom of page